Ivinhema: Cinelito é referência e exemplo de cinema para o Estado de MS.

Ivinhema adotou o 'Cinelito', a cultura retribui. Na região do Vale do Ivinhema os moradores já descobriram o que o cinema pode significar para um município pequeno, também para as cidades vizinhas. Até a paróquia e alguns sites, por exemplo, divulga a programação. O prédio incrementa de forma genial a paisagem típica de interior, logo, ao lado da praça central.

Artigo de luxo pelos municípios do Estado, o lugar também preserva na ativa um dos poucos festivais de cinema realizados em Mato Grosso do Sul. Tem dias de gala uma vez ao ano, durante o Festival de Cinema do Vale do Ivinhema, já na 12ª edição. O evento foi aberto na noite de domingo e terá a exibição de longas e curtas-metragens.

A história da sala é de insistência. “Eu e meus irmãos resolvemos continuar o trabalho do meu pai, com a Fundação Nelito Câmara, de formação cultural de crianças e adolescentes. As ações do audiovisual vieram naturalmente”, diz Ricardo Pieretti Câmara, presidente da fundação.

Há 10 anos, a família decidiu patrocinar também o Festival de cinema de Ivinhema, que acontecia sem incentivos. “Sem isso seria muito difícil, dependeria do apoio do governo ou da Ancine (Agência Nacional de Cinema), o que seria ainda mais complicado”, explica.

E durante o Festival, o momento também é de formação, com oficinas de animação, fotografia e até artes circenses. “As oficinas estão lotadas. Os alunos se inscrevem para o festival, para as oficinas e a ideia é que eles voltem para se inscrever no próximo festival, adquiram mais conhecimento. Nossa ideia é manter bons indivíduos e bons cidadãos|, comenta.

E os resultados chegam ano a ano, garante Leonimar Bacchiegas, coordenador do Festival do Vale do Ivinhema. |Temos exemplos de pessoas que trabalham agora com site, fotografia e edição e começaram aqui. Isso fez com que a comunidade adotasse o cinema” “Desde o início eu gosto muito. O pessoal abraçou o cinema, hoje a cidade é outra, a cultura mudou”, acredita.

A Fundação Nelito Câmara em parceria com a Adecoagro, Arefa e Alphsys decidiram adquirir o material com o fechamento das salas na Capital. O próximo passo agora é a troca do projetor por um digital. O material que é utilizado hoje no cinema de Ivinhema foi o que contou muitas histórias no Cine Campo Grande até o ano de 2012.

Festival - A programação segue até sábado, dia 21 de novembro, com a entrega da Premiação da Mostra Competitiva de Curtas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.