Confira dicas de segurança da PM para evitar a ação de bandidos em relação a motocicletas e motonetas

Cb image default

A Polícia Militar através do 8º Batalhão vem intensificando as ações preventivas e rondas ostensivas na área de atuação que compreende os municípios de Nova Andradina, Batayporã, Taquarussu, Ivinhema, Angélica, Novo Horizonte do Sul, além dos distritos de Nova Casa Verde, Amandina e Ipezal. Especificamente em relação ais cuidados com veículos, a PM MS alerta aos proprietários de motocicletas e motonetas que alguns cuidados são indispensáveis para evitar furtos e roubos de seus veículos.

De acordo com o comandante do 8ºBPM tenente coronel André Henrique de Deus Macedo, O risco de roubo e furto de moto atormenta os motociclistas no dia a dia do trânsito em várias cidades do Brasil. O veículo de duas rodas é mais vulnerável por natureza, além de ser muito visado pelos bandidos, que as usam para cometer assaltos.

Confira algumas dicas para evitar a ação de bandidos:

1. Uso de correntes, travas e cadeados

Para proteger a moto, muitos proprietários utilizam as tradicionais correntes, por possuírem grande resistência — hoje em dia existem alguns modelos protegidos com capas plásticas, para não riscarem a moto. Além disso, há as travas metálicas, que podem ser colocadas no disco de freio ou na coroa da motocicleta. Também é essencial utilizar a opção de travamento do guidão, que já vem incluída de fábrica em quase todas as motos atualmente.

2. Cuidado ao estacionar e ao parar

Na correria do dia a dia, existem motociclistas que às vezes esquecem a chave na moto. Isso, sem dúvida, facilita a ação de bandidos. Além disso, na hora de estacionar, é importante checar se não há movimento de pessoas suspeitas no local. De preferência, é recomendável deixar a moto parada em lugares cobertos e seguros, como garagens. Se possível, pare a motocicleta em áreas iluminadas e próximo de lugares vigiados dia e noite, exemplo: perto da cobertura de câmeras de vigilância.

3. Rastreadores para combater roubo de moto

Outra dica é a utilização da tecnologia. Por exemplo, existem no mercado automotivo vários modelos de rastreadores, que indicam a localização exata do veículo. Com isso, é possível passar para a polícia as coordenadas do paradeiro da moto.

4. Alarmes

O alarme é um dos dispositivos mais comuns de proteção contra a ação dos bandidos. Afinal, o aparelho emite um sinal sonoro forte, que atrapalha o furto e, em alguns modelos, também envia um sinal para o celular do proprietário.

5. Atenção na hora de pilotar

Como na moto o piloto fica exposto, diferentemente do motorista de carro, é preciso ter mais cuidado na hora de trafegar. Por exemplo, evite andar durante a noite em locais desconhecidos, principalmente, se estiver sozinho na via.

PRECISANDO, É SÓ CHAMAR!

DISQUE 190 (24 HORAS)

EXIJA QUE TODA A FAMÍLIA, INCLUSIVE AS CRIANÇAS SAIBAM DE COR ESSE TELEFONE.

CONHEÇA OS LOCAIS MAIS COMUNS DE ESTACIONAMENTO DA VIATURA POLICIAL NO SEU BAIRRO.

ACIONE O POLICIAL MILITAR MAIS PRÓXIMO

Compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a prevenir assaltos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.