Com o compromisso de transformar realidades por meio da educação, a Adecoagro, um dos principais produtores de energia renovável e alimentos da América do Sul, promove a formação pedagógica de professores, coordenadores e diretores das redes municipais de ensino dos municípios de Ivinhema, Angélica e Novo Horizonte do Sul (MS). A iniciativa acontece por meio do Programa Escola Nota 10, que contribui para o desenvolvimento educacional ao investir na capacitação contínua dos educadores.
A Companhia realizou a segunda formação presencial do ciclo 2025, que reúne mais de 200 profissionais da educação. Professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, coordenadores e diretores pedagógicos participaram de uma programação técnica com especialistas em matemática, ciências, história e geografia, voltada à aplicação prática em sala de aula.
Somente em 2024 e 2025, o programa soma 1.233 horas de capacitação técnica, realizadas em parceria com o Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária). A iniciativa tem como base dois princípios estruturantes da prática pedagógica: a Interdisciplinaridade e a Equidade. “O Escola Nota 10 é mais do que uma iniciativa social. Ele integra a estratégia de Cidadania Corporativa da Companhia. É o nosso jeito de contribuir com o desenvolvimento local a partir do fortalecimento da valorização dos educadores, que são protagonistas da transformação social para irmos além, provocando mudanças reais no jeito de ensinar e aprender”, afirma a Franciene Cristina da Silva, Gerente de Saúde e Bem-Estar, Diversidade e Cidadania Corporativa da Adecoagro.
O impacto do Escola Nota 10 vai além das salas de aula. Filhos, netos e familiares de colaboradores e colaboradoras da empresa também são beneficiados diretamente e muitos dos profissionais envolvidos nas atividades têm vínculos com colaboradores e colaboradoras da Companhia.
“Essa conexão fortalece o vínculo com as comunidades e potencializa o sentimento de orgulho em pertencer por meio de um legado positivo que busca uma educação pública reconhecida, fortalecida e transformadora”, destaca.
A iniciativa contribui diretamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, em especial o ODS 4 – Educação de Qualidade e o ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação, consolidando o papel da Adecoagro como agente de transformação nos territórios onde atua.
“Investir em educação é investir no futuro das pessoas e na qualidade de vida das comunidades onde estamos presentes. Acreditamos que quando a educação cresce, toda comunidade cresce junto. E esse é um compromisso que levamos com responsabilidade”, destaca Patrícia Batista, Analista de Cidadania Corporativa da Adecoagro.
Sobre a Adecoagro
Com acionistas em todo o mundo, a Adecoagro (NYSE: AGRO) é um dos principais produtores de energia renovável e alimentos da América do Sul, presente em três países. No Brasil desde 2004, a Companhia atua na produção de açúcar, etanol, biogás/biometano e cogeração de energia elétrica com três unidades industriais: Usina Monte Alegre (MG) e o cluster formado pelas usinas Angélica e Ivinhema, ambas no Mato Grosso do Sul. Juntas, elas possuem capacidade de moagem de até 14,2 milhões de toneladas de cana por safra.
Reunindo mais de 7.000 colaboradores e colaboradoras no Brasil (julho de 2025), a Adecoagro caracteriza-se por um modelo de baixo custo de produção, alta flexibilidade e processos inovadores, sendo reconhecida como uma das mais competitivas do segmento sucroenergético mundial. Para mais informações, consulte o site www.adecoagro.com/pt
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.