O próximo trimestre do ano promete um verdadeiro “vai e vem” do clima em Mato Grosso do Sul. De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima, setembro, outubro e novembro devem registrar temperaturas acima da média histórica, mas também podem trazer episódios de frio intenso.
Segundo a previsão climática, as chuvas no trimestre devem se mostrar irregulares. Historicamente, o Estado registra volumes que variam de 300 a 400 mm em grande parte do território, enquanto o noroeste recebe entre 200 e 300 mm, e o sul, entre 400 e 600 mm.
A previsão probabilística indica que essas chuvas podem ficar acima ou abaixo da média, sendo a região centro-oeste a única com tendência de volumes ligeiramente abaixo do normal.
Quanto à temperatura, historicamente, o trimestre normalmente apresenta médias entre 22°C e 26°C. Entretanto, o noroeste registra valores mais elevados, entre 26°C e 28°C, e o extremo sul do estado costuma ser mais ameno, com médias entre 20°C e 22°C.
Conforme o centro de monitoramento, para este ano, é previsto um trimestre mais quente que o habitual, mas reforça a possibilidade de incursões de massas de ar frio, capazes de derrubar as temperaturas significativamente em curto período, com termômetros chegando a 8°C em algumas regiões.
Sobre o fenômeno ENOS (El Niño Oscilação Sul), que influencia o clima global, a previsão aponta 57% de chance de condições neutras entre setembro e novembro. Segundo o Cemtec, sua atuação é indireta no clima de Mato Grosso do Sul e não deve ser o principal fator determinante das variações do trimestre.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.