Após 13 anos consecutivos, Fátima do Sul não terá carnaval em 2019

Prefeita Ilda Machado se reuniu com secretários e decidiu pela não realização do evento este ano devido falta de recursos

O Fátima Folia, considerado o melhor carnaval de rua do interior de Mato Grosso do Sul, foi definitivamente cancelado este ano em Fátima do Sul. Segundo informações apuradas pela reportagem, a prefeitura municipal decidiu por não realizar a festa carnavalesca devido à falta de recursos.

Fontes anônimas relataram que a prefeitura decidiu pela não realização do evento, haja vista que o governo do estado informou que não repassaria recursos para a realização do carnaval, assim como já foi informado a outros prefeitos, que já anunciaram a não realização do evento em suas respectivas cidades.

Um internauta utilizou sua conta na rede social Facebook e criou uma enquete perguntando a opinião da população, se deveria ou não acontecer o carnaval em Fátima do Sul. Até o momento, 131 pessoas haviam votado, sendo que 64% votaram NÃO e 36% SIM.

Cb image default
Divulgação

FÁTIMA FOLIA

O Fátima Folia teve sua primeira edição no ano de 2005, quando a prefeita Ilda Machado assumiu o comando da prefeitura de Fátima do Sul para seu 1º mandato. Após a primeira edição, o evento carnavalesco foi crescendo, e sendo realizados todos os anos, e a cada ano se despontando como a maior e melhor festa do interior do Estado. Em 2013, na gestão do ex-prefeito Júnior Vasconcelos, o evento ficou mais evidente, quando o Fátima Folia trouxe bandas conhecidas nacionalmente, além dos ex-bbbs, que abrilhantaram a festa.

Em 2016, no último ano de mandato do ex-prefeito, o promotor de justiça na época, recomendou que a festa não fosse realizada, devido à crise econômica na qual o país enfrentava. Diante da recomendação do MP, a prefeitura decidiu por não realizar o evento, porém a Liga Carnavalesca da cidade na época assumiu a realização do evento.

A Liga informou que a realização do evento aconteceria através de parceria entre empresários, comerciantes e Governo do Estado, e a prefeitura não iria investir dinheiro público na realização do carnaval. O evento foi realizado, e mais uma vez foi sucesso.

Em 2017, Ilda Machado assumiu a prefeitura para seu 3º mandato, e como era conhecida no estado, como a prefeita da festa, realizou o evento, que acabou não agradando a muitos, devido às bandas não serem conhecidas nacionalmente e o evento sofrer algumas mudanças das edições anteriores. Em 2018, não foi diferente, porém o Fátima Folia teve uma queda significativa em seu público durante as noites de folia.

Este ano, diversas cidades do estado, por não terem o apoio do Governo de MS, decidiram por não realizar o evento. Em Fátima do Sul, por exemplo, todos aguardam pelo anuncio da prefeitura, porém nossa reportagem foi informada que na manhã desta quinta-feira (24), o grupo da Prefeita Ilda Machado se reuniu e decidiram pela não realização do evento. Sendo assim, a assessoria da Prefeitura prepara nota, para ser divulgada informando a todos a não realização do Fátima Folia 2019.

Comerciantes em torno da Praça Getúlio Vargas, [local onde acontecia o carnaval], não gostaram da idéia, alguns já haviam realizado compras de bebidas aguardando o evento que aconteceria no final de Fevereiro, inicio de Março.

Nossa reportagem tentou contato com a prefeitura municipal, porém até o fechamento dessa matéria, nossas ligações não haviam sido atendidas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.