José Wilson solicita elaboração de estudo técnico para construção de ponte já projetada cm estrutura de paredão

Cb image default

Aconteceu na segunda-feira (29/09), a 30ª (trigésima) Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Ivinhema e o vereador José Wilson da Silva (PSDB), fez indicação ao Secretário Municipal de

Obras, a Divaldir Fialho - Diretor da Fundação Municipal de Meio Ambiente e Turismo, ao senhor André Borges Barros de Araujo – Diretor-presidente do IMASUL, para a possibilidade de elaboração de estudo técnico que avalie a viabilidade da construção da ponte da Farinheira do Deca, já projetada com estrutura de paredão, possibilitando o represamento das águas e a consequente formação de um lago na região do Córrego Ponta Porã.

“Como no iniciado da nossa indicação está posto, estou pedindo ao prefeito com cópia ao nosso secretário de obras, ao Divaldir e também ao André Borges, para que seja feito um estudo naquela região. Nós sabemos que o buracão, essa grande erosão que temos em Ivinhema, que assombrou o município durante tanto tempo, o mesmo foi resolvido na parte urbana do município, só que ali por trás do Presidio, para frente, o buracão continua.

Quando você vai fazer um paredão máximo, uma barragem, eu creio que o maior gasto é fazendo, abrindo o espaço para que essa barragem seja feita. Ali nós podemos, agora, otimizar, pegarmos já o buracão que já está feito, fazer esse estudo, ver se realmente é viável, se o solo comporta isso, se não vai aumentar aquela erosão ainda mais, e fazer um paredão lá para que a ponta da farinha do deca já passe por cima do paredão de pedra, um troço muito bem feito e que este paredão possibilita o represamento das águas em toda a extensão daquele buracão, formando assim um lago. Esse lago ele vai ajudar, futuramente, a ajudar até na saúde do município de Ivinhema.

Em tempo muito seco, com a baixa mudada do ar, esse lago vai ajudar a melhorar a qualidade do município. Quero dizer a quem me acompanha aqui pela sessão e também quem nos acompanha em casa e os nobres vereadores, que é a projeto, que é projeto de governo. Isto é, está dentro do projeto de governo do prefeito, do governador, do presidente.

E é a projeto, que é a projeto de cidade, que ele está além do projeto de governo. Que o prefeito inicia, um outro vem da continuidade, o outro vem aprimora, até que ele se termine e o benefício fica para a sociedade. A nível Nacional eu poderia citar o projeto da transposição do Rio São Francisco. O governo que iniciou não teve como acabá-lo, dada a dimensão da obra. Mas vem o próximo, aprimorou, vem o próximo governo, está finalizando a duplicação da BR-101, em todo o país está acontecendo, já há vários anos, vem acontecendo, há estados que têm parte da duplicação quase toda terminada.

Então, esse é um projeto, seu presidente, de governo, não é de país, não é de governo. E esse projeto desse represamento das águas é um projeto de cidade, é um projeto para Ivinhema. Pode ser que o prefeito Juliano não consiga finalizá-lo até o termo do mandato, mas o próximo prefeito vai dar continuidade, o próximo vai dar continuidade e nós teremos, se isso realmente acontecer, vamos ter o principal ponto turístico de Ivinhema. O que assombrou a cidade do passado? A gente vai reverter essa história. É uma história que poderia terminar com o final trágico, pode terminar com o final muito feliz, bonito, vai ser o principal ponto turístico do município de Ivinhema futuramente, com pista de caminhada, iluminação adequada. Enfim, de domingo a família vai ficar na beira do lago com a família, curtindo aquele espaço durante a noite também. E como é compacto, está crescendo muito já rumores, de loteamento naquela região, dos loteamentos, rumores também de loteamento próximo ao bairro Itapoã, o lago vai ficar praticamente no meio da cidade.

Então eu peço que o Executivo estude com carinho essa possibilidade de, de repente, arrumar um recurso valioso para fazer esse paredão com a estrutura bem reforçada, com essa ideia de realmente represar as águas pro reais naquele local. E hoje está fácil, o esgoto está instalado no município. Não vai mais esgoto pra aquele local.

É ajudar a população do bairro Guiraí, Piravevê, Centro, aqui e Comércio, pra todo mundo estar às redes esgotos, que já está passando nos comércios e nas casas, e algo que esperava ser um lago limpo. Limpo, já pensou? Futuramente um grande lago naquele lugar? Que bacana, como eu já disse. Esse é um projeto de cidade, não é de governo, mas que se realmente se for iniciado, os próximos governos municipais vão dar continuidade. Eu acredito que, se nós pensávamos na cidade a longo prazo, daqui a 15 ou a 20 anos, nós colheremos frutos maravilhosos, senhor presidente. Esta a indicação colocada. Eu espero ser atendido e vamos correr atrás de recurso para que isso ocorra”, justifica José Wilson.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.