Dupla que matou policial em assalto é condenada, um dos réus a 20 anos

O outro jovem que participou do crime terá de cumprir pouco mais de 11 anos de prisão, ambos em regime fechado

Cb image default
Movimentação no local do crime, no dia 20 de agosto de 2020 (Foto: Henrique Kawaminami)

A Justiça de Mato Grosso do Sul condenou Mateus Fernandes Araújo, de 22 anos, e Carlos Batista Lima, vulgo “Macaco', pelo roubo seguido de morte contra o policial Joel Benites da Silva, em agosto de 2020. Somadas, as condenações ultrapassam os 30 anos.

A decisão do juiz Roberto Ferreira Silva, da 1ª Vara Criminal de Campo Grande, é desta segunda-feira (18).

Carlos, acusado de trocar tiros com o policial, recebeu a maior condenação: 20 anos e 10 dias-multa em regime fechado. Já Mateus, mesmo tendo o juiz entendido que sua participação no crime foi menor que a do comparsa, foi condenado a 11 anos e 3 meses de prisão, mais 30 dias-multa. Ele também terá de cumprir a pena em regime fechado.

Na sentença, o magistrado pontuou que ambos agiram visando lucro fácil, à custa do sacrifício alheio, e que o comportamento da vítima em nada contribuiu para a prática do crime. A decisão também descarta o direito dos comparsas apelarem em liberdade.

O caso – Joel, que integrava equipe do GOI (Grupo de Operações e Investigações) foi morto no dia 20 de agosto do ano passado, após sofrer tentativa de assalto. O policial, que estava de folga, estava em frente à residência, na Rua Potiguaras, no Jardim Leblon, quando foi abordado pela dupla.

Câmeras de segurança flagraram toda a ação. Armados, os rapazes parecem apontar o revolver para uma pessoa que abre o portão da casa, após o policial estacionar veículo e descer do carro rumo ao imóvel, e, em seguida, um dos envolvidos atira contra o policial, que reage.

A pessoa no portão, segundo investigações, era filha da vítima. A irmã dele também estava na cena do crime, dentro do carro do pai. Em depoimento, as duas afirmaram não ter visto o momento em que a vítima foi ferida.

Conforme o Corpo de Bombeiros, os disparos atingiram a vítima na região do tórax. O policial recebeu os primeiros atendimentos ainda no local e foi levado para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do mesmo bairro, em estado grave, mas não resistiu.

Ao reagir a tentativa de assalto, o policial também atirou contra Carlos, que mesmo baleado fugiu. A dupla foi presa minutos depois do crime.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.