Renato Câmara apresenta indicação para solucionar escassez de sangue no hemocentro de Nova Andradina

Em atenção às demandas recebidas, o deputado apresentou indicação solicitando que aquela hemosul seja transformada em posto de coleta de sangue

Cb image default

Renato Câmara apresentou indicação para que a unidade do Hemocentro seja transformada em posto de coleta de sangue / Foto: Divulgação

Em atenção às demandas recebidas da população, o deputado estadual Renato Câmara apresentou indicação durante a sessão plenária desta quinta-feira (15), solicitando que a Unidade Hemosul de Nova Andradina seja transformada em posto de coleta de sangue.

Segundo o parlamentar, a unidade é responsável pelo fornecimento de sangue e hemocompoentes aos hospitais da região, atendendo 244 leitos, além de realizar as provas pré-transfusionais para a maioria dos hospitais da região. Entretanto, atualmente não realiza coletas de sangue, o que dificulta o tratamento de diversas pessoas.

“Essa transformação do Hemosul de Nova Andradina em posto de coleta vai melhorar muito o atendimento das pessoas da região. É importante destacar que em alguns períodos do ano, como as festas que se aproximam, os bancos de sangue ficarem escassos, e as pessoas que têm interesse em realizar as doações não encontram unidades próximas, tendo que se deslocar para outros municípios vizinhos. Então essa mudança vai melhor atender à macrorregião e possibilitar um tratamento de mais rapidez e qualidade”, afirmou Renato Câmara.

Atualmente a Rede Hemosul é composta por doze Unidades Hemoterápicas sendo três em Campo Grande: o HC e as unidades do Hemosul Santa Casa e do Hospital Regional, em Dourados o Hemocentro Regional de Dourados (Hemosul Dourados), e os Núcleos Hemoterápicos, Hemosul Aquidauana, Corumbá, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

Essa é uma rede hierarquizada e integrada, que desenvolve atividades, ações e procedimentos necessários e indispensáveis ao suprimento da demanda crescente e permanente de hemocomponentes e hemoderivados.

Entre as demandas recebidas pelo deputado, está o pedido da Senhora Kelly Marciano, que enfrenta a dificuldade da falta de sangue para o pai, Sr. Ademir, que está internado na UTI do Hospital Regional do município.

Após encaminhar a indicação, Renato Câmara enviou resposta para Kelly através das redes sociais e afirmou que vai acompanhar de perto o processo de transformação que cabe agora ao governo.

“Kelly eu espero que seu pai esteja bem e, em relação a dificuldade que seu pai teve ao longo desses dias, na necessidade de sangue em quantidade e tipo sanguíneo aí em Nova Andradina, nós fizemos hoje essa indicação para poder transformar o Hemocentro em Posto de Coleta, que vai melhorar muito a situação e atender a tantas outras pessoas que têm dificuldade de encontrar sangue na quantidade e tipagem necessária. Nós encaminhamos essa demanda ao Governo do Estado e vamos acompanhar essa questão importante de investimento na saúde de Nova Andradina”, finalizou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.