Hoje é Dia: semana traz Independência e 20 anos do 11 de Setembro

Outra data da semana que fala sobre a luta das mulheres é celebrada no dia 6 de setembro, que é o Dia Internacional de Ação pela Igualdade da Mulher

Cb image default

Na semana entre 5 e 11 de setembro, o Hoje é Dia destaca a celebração de 199 anos da Independência do Brasil e os 20 anos do atentado às Torres Gêmeas do complexo empresarial do World Trade Center, em Nova York.

Abrindo a semana, no domingo (5) é celebrado o Dia Internacional da Mulher Indígena. A comemoração foi instituída em memória da indígena Aymará Bartolina Siza Maturana, que lutou contra os colonizadores espanhóis na região da atual Bolívia, em 1781. E até hoje, há mulheres indígenas com protagonismo entre os povos originários: no ano passado, a TV Brasil contou a história da Cacique Pequena, do povo Jenipapo-Kanindé, que é primeira mulher a comandar uma tribo indígena da América Latina. Entre as conquistas da líder, está a demarcação de terras e melhorias para a tribo, saúde e educação.

Outra data da semana que fala sobre a luta das mulheres é celebrada no dia 6 de setembro, que é o Dia Internacional de Ação pela Igualdade da Mulher. O objetivo da data é valorizar o trabalho feminino, em um cenário onde ainda persiste a desigualdade entre homens e mulheres.

Independência

Há 199 anos, no dia 7 de setembro, às margens do rio Ipiranga, Dom Pedro proclamou a Independência do Brasil. Em 2020, a Agência Brasil publicou uma série de reportagens sobre os acontecimentos anteriores e posteriores ao famoso grito de "Independência ou morte".

Na primeira reportagem, historiadores listam as reviravoltas que rodeiam o 7 de Setembro. Na segunda reportagem, como a Revolução do Porto, em Portugal, teve impacto na declaração de independência do Brasil. Por fim, a terceira reportagem destrincha os papéis de Dom Pedro I e dona Leopoldina neste processo.

O "11 de setembro"

O dia 10 de setembro é um dia importante dentro do Setembro Amarelo. É o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio - data que surge por iniciativa da Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio, em parceria com a Organização Mundial da Saúde, que conta com o apoio de organizações de prevenção ao comportamento suicida em todo o mundo.

A semana termina com uma data marcante para a história: em 11 de setembro será lembrado os 20 anos dos ataques terroristas nos Estados Unidos. Nesses ataques, dois aviões bateram nas Torres Gêmeas do complexo empresarial do World Trade Center, localizadas em Nova York. Um terceiro avião colidiu contra o Pentágono, a sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, e a quarta aeronave caiu em um campo aberto próximo de Shanksville, na Pensilvânia. Todos os ataques foram coordenados pela organização fundamentalista islâmica Al Qaeda.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.