Curso Técnico de Agropecuária de Ivinhema participa de Curso de Manejo de Pastagem Ministrado pelo SENAR

Curso foi realizado nos dias 08, 09 e 10 de Outubro, no Colégio Agrícola no Município de Ivinhema. Baseando na importância deste Curso para a formação Profissional dos futuros Técnicos em Agropecuária e na necessidade de recuperar as pastagens de nosso município, que em sua maioria são degradadas, o Curso de manejo de pastagem, com os alunos do 3º ano do Curso Técnico em Agropecuária, da Escola Estadual Reynaldo Massi em parceria com a Escola Municipal Rural Benedita Figueiró de Oliveira, a Escola Agrícola, ministrado pelo Zootecnista Fábio Arguelo Biberg, instrutor do SENAR.

O manejo da pastagem visa à obtenção da máxima produtividade dos animais preservando o potencial de produção da pastagem. Para que isto ocorra, é necessária a manutenção de um resíduo mínimo durante (pastoreio contínuo) ou após o pastejo (pastoreio rotativo).Se realizado de maneira incorreta, resulta na degradação das pastagens e conseqüente diminuição da margem de lucro do produtor. 

Na medida em que o resíduo da pastagem mantém-se elevado, o ambiente é preservado, pois o solo mantém-se coberto por uma camada expessa de pasto e material morto, retém mais umidade e diminui os riscos de erosão. Esta cobertura é muito importante para os ciclos de agricultura ao manter o solo coberto para a semeadura de culturas no Sistema Plantio Direto.

O principio básico do manejo de pastagens é manter o equilíbrio entre a taxa de lotação e a taxa de acúmulo de massa forrageira. A taxa de lotação deve ser definida de acordo com a disponibilidade de forragem e a pastagem deve apresentar-se em um nível que forneça a maior quantidade de massa com o maior índice de qualidade. Sabe-se que a maioria das forrageiras, ao alcançar certo ponto de produção de massa, começa a perder qualidade (ex: proteína). Sendo assim, em um bom manejo deve-se considerar o ponto ideal de pastejo (maior produção de massa + maior qualidade da forragem).

O Curso atende as disciplinas de Topografia e Manejo do Solo, ministrada pela Professora, Engenheira Agrônoma Priscila Pires de Melo e da área Veterinária, ministradas pelo Professor, Médico Veterinário Pedro Henrique Marques da Cruz e ocorreu graças à parceria bem sucedida das Escolas, do Sindicato Rural de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul e Prefeitura Municipal de Ivinhema.

Para o prefeito Eder Uilson França Lima, o Tuta, esta parceria com as Escolas, Sindicato, Rural e o SENAR é de grande valia. “Estamos mais uma vez saindo na frente, o Colégio Agrícola está sendo um ponto de referência para novas tecnologias aos nossos alunos. Com estas parcerias, vamos melhorar á vida do homem do campo, trazendo novos cursos para os alunos e repassando para o produtor do nosso Município” ressalta Tuta.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.