-2.4º Graus: Sr. Sérgio fala sobre Geada Negra que atingiu Ivinhema em 1975

A cidade de Ivinhema vem recebendo nos últimos dias uma grande massa de ar frio, com temperaturas que chegaram até 3º Graus, essa massa de ar frio provavelmente se estenderá até o fim de semana.

Muito se especulou que a temperatura chegaria aos 0.0º Graus ou até menos, diversos moradores estão preocupados com essa chegada inesperada do frio, já que o inverno começou a vários dias e o frio ainda não tinha aparecido. 

Nesta terça feira o Site Ivi Hoje se encontrou com um morador antigo de Ivinhema, o experiente Sr. Sérgio Carlos, que mora em Ivinhema a 43 anos e que já trabalhou como observador na Estação Meteorológica de Ivinhema por muito tempo. Sr. Sérgio falou um pouco sobre o dia que os termômetros registraram a incrível marca de -2.4º em Ivinhema, sendo até hoje a menor temperatura já registrada no município.

Segundo documentos da época, a chamada |Geada Negra| atingiu o município no dia 18 de julho de 1975 |Me lembro que sai pela cidade e vi aquela Geada queimando tudo, quem tinha plantação de Café acabou perdendo tudo queimado pela geada. Lembro também de quando eu e o Sr. Gentil estávamos retornando para a estação metrológica, passamos por uma poça d´agua, e o incrível é que ela estava congelada, havia uma camada de gelo sobre a poça|. Disse Sr. Sérgio.

A geada negra muitas vezes se forma devido ao vento muito gelado que congela as plantas e nem sempre forma gelo na superfície em função de ocorrer durante qualquer hora do dia quando o ar esta mais seco. A geada branca atinge diferentes intensidades. 

É considerada como geada fraca quando a temperatura do ar está entre 03°C e 05°C, mais ou menos. A chamada |geada negra| torrou os pés de café das folhas até a raiz, sem chance de recuperação. O interior do Mato Grosso do Sul e Paraná amanheceram, literalmente, coberto por uma mancha negra. Tudo o que era verde morreu.

Não apenas o café, mas toda a vegetação foi queimada. Do dia para a noite, trabalhadores do campo ficaram sem trabalho, cafeicultores faliram, empresas fecharam. Abaixo você confere 3 documentos oficiais da época, onde estão as três menores temperaturas registradas em Ivinhema, que foram em 1981 com 0.9º Graus, em 1978 com 0.0º Graus e a temperatura recorde que foi em 1975 com -2.4º Graus.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.