Tribunal tira pontos do Novo, mas não altera classificação do Campeonato Estadual de MS

A equipe de Sidrolândia foi punida com a perda de nove pontos e recebeu multa de R$ 1.000,00

Cb image default
Time do Novo perfilado para jogo no Estádio Sotero Zarate (Foto: Divulgação)

O Novo Futebol Clube, de Sidrolândia, foi punido com a perda de nove pontos e multa de R$ 1.000,00 pela escalação irregular de dois atletas em duas partidas no Campeonato Sul-Mato-Grossense Série A de 2023. No entanto, a medida aplicada em primeira instância pelo TJD-MS (Tribunal de Justiça Desportiva de Mato Grosso do Sul) vale para a segunda fase (quartas de final) da competição.

Com isso, a tabela da primeira fase, que definiu os classificados para as quartas de final e os rebaixados, permanece inalterada. A decisão foi publicada no dia 24 de maio e o prazo para recorrer ao Tribunal Pleno (segunda instância) vence nesta segunda-feira (29).

O principal interessado na punição do Novo era o Operário Caarapoense. O clube de Caarapó estava no grupo B da competição e foi rebaixado. Caso o time de Sidrolândia fosse punido na primeira fase, o rebaixado para a Série B de 2024 mudaria.

Infração - O Novo escalou irregularmente os atletas Lisandro Pires e Ferdinando Leda nos dois jogos das quartas de final da competição contra o Operário. O time venceu a ida por 2 a 0 no Estádio Sotero Zarate, em Sidrolândia, e perdeu por 4 a 1 no Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande. A soma dos placares desclassificou o time.

A denúncia era de que os atletas tiveram a inscrição no sistema da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) fora do prazo previsto no regulamento do Estadual. A defesa do Novo chegou a argumentar que o Gestão WEB/CBF apresentou erro, mas as FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) informou que isso é impossível.

A punição máxima para esta situação, prevista no CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), é a perda de três pontos por partida jogada e mais o número máximo de pontos ganhos na vitória pelo regulamento. Como foram dois jogos e a vitória vale três, chega-se aos nove pontos.

O Acórdão publicado pelo TJD traz que a Procuradoria manifestou pela não alteração da tabela de jogos realizados. Vale destacar ainda que a Federação publicou documento homologando o resultado do Campeonato Sul-Mato-Grossense no último dia 2 de maio.

"Campeonato exótico" - Nas pontuações apresentadas no documento, chama a atenção a justificativa para a perda de pontos somente na segunda fase. "O campeonato estadual do presente ano é, no mínimo, exótico", disse o auditor do TJD-MS, Fernando da Silva.

O regulamento previa que os times de melhor campanha geral decidiam os confrontos mata-mata sempre em casa e com vantagem de empate. Porém, não é possível verificar no site da Federação a pontuação somada das campanhas. A cada fase, os pontos eram zerados.

"O regulamento cita claramente pontos ganhos, percebe-se então, que o campeonato é por pontos, e não disputa de mata-mata, porém, mesmo sendo de pontos, é separado por fases", explica Fernando.

Essa situação também foi argumentada pelo Novo para evitar a punição na primeira fase. Isso porque as escalações aconteceram na segunda fase. Assim, esportivamente, não houve alteração no campeonato, pois o Novo foi eliminado na fase em questão.

Com imagem e informações do Campo Grande News

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.