PMR lança Operação ''Volta às Aulas'' em Mato Grosso do Sul

No primeiro dia foram fiscalizados 16 veículos e expedidas 6 autuações de infração de trânsito

Cb image default

A PMRv (Polícia Militar Rodoviária) lançou ontem (17), a Operação “Volta às Aulas” em todo o Estado de Mato Grosso do Sul, para prevenir acidentes de trânsito e fiscalizar os veículos do transporte escolar.

Conforme o Comandante do Batalhão de PMR, Tenente Coronel Wagner Ferreira da Silva, a operação tem dois objetivos principais: primeiro prevenir qualquer acidente de trânsito no período de férias escolares, em especial aqueles que resultem mortes e lesões de condutores e passageiros. Para isso a Polícia Militar Rodoviária está intensificando a fiscalização de trânsito nos trechos mais vulneráveis a acidentes.

O segundo objetivo é intensificar a fiscalização dos veículos que realizam o transporte escolar, propiciando segurança e tranquilidade a seus usuários, na maioria crianças, e também aos pais ou responsáveis que entregam seus filhos diariamente ao serviço de transporte escolar das redes de ensino municipais e estadual. Apesar de a fiscalização já ser feita durante todo o ano, é estratégico intensificar a fiscalização nestes veículos logo no início do segundo semestre para garantir e prevenir qualquer intercorrência com estes veículos até o fim do ano letivo.

Com relação ao transporte escolar, a PMR está fiscalizando tanto os motoristas quantos os veículos, sendo verificados itens como a categoria da habilitação e dos cursos exigidos para o condutor, a validade da inspeção veicular e a autorização para a atividade que é emitida pelo DETRAN, as condições dos itens de segurança como cinto de segurança, condições dos pneus e de todo o sistema de sinalização e identificação, e uma série de exigências estabelecidas pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

No primeiro dia foram fiscalizados 16 veículos e expedidas 6 autuações de infração de trânsito. A operação segue até a primeira quinzena de agosto, podendo ser prorrogada para alcançar a todos os veículos do transporte escolar.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.