Meteorologia indica março com temperatura e volume de chuva abaixo da média histórica

Análise do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) indica as condições meteorológicas previstas para o mês de março em Mato Grosso do Sul: baixo volume de chuva e temperatura média de 31,5°C.

Historicamente o acumulado de chuva para o mês de março varia entre 150 a 175 milímetros, com os maiores volumes se concentrando nas regiões norte e nordeste do Estado, conforme dados de climatologia do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Cb image default

O mapa de anomalia de precipitação prevista pelo modelo internacional CFSv2/NOAA mostra que as chuvas poderão ficar abaixo da média em todo o Estado, especialmente nas regiões central, noroeste e norte, representado pela coloração amarela.

Estima-se que o mês de março seja menos chuvoso em todas as regiões, e o acumulado de chuva que pode ser registrado nas estações meteorológicas públicas e privadas do Estado para março de 2020 varia entre 75 a 110 milímetros.

Temperatura

As temperaturas também devem ficar abaixo da média no Estado. Historicamente, durante o mês de março o calor varia entre 20°C a 33°C, sendo a região pantaneira a mais quente, segundo banco de dados do Inmet.

Março de 2020 pode registrar temperaturas mais agradáveis com variação entre 18,5°C a 31,5°C em Mato Grosso do Sul.

Cb image default

O mapa de anomalia de temperatura também prevista pelo modelo CFSv2/NOAA mostra que as temperaturas tendem se encontrar em até 1,5°C (coloração azul do mapa) abaixo da média em grande parte do Estado. Exceto nas regiões extremo sudoeste e extremo nordeste, em que as temperaturas poderão apresentar dentro da média.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.