Javali gigante é abatido em ação de controle ambiental no interior de MS

Prática é permitida pelo Ibama desde 2013, pois o animal é considerado praga no Brasil

Cb image default
Animal em cima de caminhonete (Foto: Arquivo Pessoal)

Javali, com cerca de 300 quilos, foi abatido em Rio Brilhante. O caso aconteceu durante uma ação de controle em uma fazenda e chamou a atenção pelo tamanho do animal. A prática é permitida pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) desde 2013, com uma instrução normativa.

A caça foi realizada pelo empresário Vagner Alves dos Santos, de 33 anos, junto com o irmão, um amigo e o proprietário da lavoura. O grupo costuma atender chamados de fazendeiros para conter os prejuízos provocados pela espécie invasora.

“Na noite de terça-feira conseguimos abater cinco javalis. Esse chamou atenção pelo tamanho. Nós quatro tivemos dificuldade para colocá-lo na carroceria da caminhonete. Estimamos que passava dos 200 quilos, talvez 300”, contou Vagner.

Cb image default
Grupo ao redor de animal morto. Foto: Arquivo / Pessoal

De acordo com ele, o controle da espécie geralmente é feito à noite, em diferentes propriedades da região. “Sempre somos chamados pelos donos das fazendas, porque o javali causa muito estrago na lavoura. É uma prática que fazemos nas horas vagas”, relatou.

O javali-europeu, ou javali híbrido com porco doméstico, é considerado uma praga no Brasil e pode ser abatido legalmente, desde que respeitadas as normas de controle ambiental. A espécie provoca prejuízos à agricultura, ataca criações e pode transmitir doenças a animais e seres humanos.

De acordo com a instrução normativa do Ibama, é permitido o controle populacional do javali por meio de perseguição, abate, captura, eliminação ou marcação. Além disso, é necessário que haja um cadastro junto ao órgão federal. O transporte e o consumo da carne são proibidos, bem como o comércio dos subprodutos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.