Em Coxim PMA surpreende com drone pescadores utilizando tarrafas em cachoeira no rio Taquari

Policiais Militares Ambientais de Coxim estão realizando fiscalização preventiva à pesca, com utilização de drones, especialmente para evitar pesca com petrechos ilegais em cachoeiras e corredeiras, pontos em que os cardumes ficam muito vulneráveis à pesca predatória. O uso desses aparelhos é importante na fiscalização na região, em virtude de que muitos pescadores que praticam pesca predatória possuem uma rede de informantes, para avisarem via telefone e, às vezes, até com fogos, quando os Policiais saem para a fiscalização nos rios, o que torna difícil a prisão dos infratores.

As imagens dos drones são utilizadas para identificação dos elementos, mesmo quando fogem, por características físicas pessoais e até das embarcações utilizadas. Dessa forma, sendo identificados, os pescadores responderão por crime ambiental de pesca predatória. A pena para este crime é de um a três anos de detenção. Serão também multados administrativamente em valor de R$ 700,00 a R$ 100.000,00.

Cb image default

Durante fiscalização preventiva no município de Pedro Gomes neste sábado (8) à tarde no rio Taquari, no local conhecido como Cachoeira do Bananal (local proibido à pesca), dois elementos, que pescavam com tarrafas (petrecho proibido) foram avistados nas imagens do drone e conseguiram fugir abandonando quatro tarrafas e 3 kg de pescado. A equipe, que estava distante, foi ao local e apreendeu o petrecho ilegal. Agora, as imagens serão verificadas, no intuito de identificar os infratores, tendo em vista que os pescadores não foram localizados, apesar de diligências pelo local.

A PMA continuará em fiscalização preventiva, fundamental para evitar a depredação dos cardumes, especialmente, com uso deste tipo de petrecho ilegal que tem alto poder de captura.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.