Covid-19: Suspensão das aulas nas escolas estaduais é prorrogada até o início de maio

Iniciadas no último dia 23 de março, em função do avanço do novo coronavírus em MS, atividades a distância continuarão sendo aplicadas em toda a Rede Estadual de Ensino

Cb image default

As aulas presenciais na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE/MS) seguirão suspensas neste mês de abril, até o dia 3 de maio. A medida foi anunciada pelo governador Reinaldo Azambuja, nesta quarta-feira (01.04), e vale para todas as 352 unidades escolares da REE espalhadas pelos 79 municípios de MS. A decisão foi adotada com o objetivo de reduzir a aglomeração nas escolas a fim de controlar o avanço da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, no Estado.

Durante as duas primeiras semanas de suspensão das atividades presenciais, iniciada no último dia 23 de março, as escolas da Rede passaram a adotar as Aulas Remotas Vinculantes, alternativa essa que não paralisa o Calendário Escolar e mantém os estudantes com aulas virtuais. Essa prática seguirá em toda a REE com orientações para gestores e demais profissionais responsáveis pelo envio dos conteúdos para os 210 mil alunos matriculados na Rede Estadual.

A principal ferramenta utilizada pelas escolas neste período é a Plataforma Protagonismo Digital, lançada pela SED em 2017, e que se tornou o principal instrumento para os professores e estudantes na criação das atividades virtuais. Com ela, a REE pode criar ambientes que simulam uma sala de aula on-line, receber feedback dos estudantes e monitorar as ações, mesmo à distância.

Outra alternativa adotada neste período foi a criação de sites e até mesmo portais para a distribuição de conteúdo para os estudantes. Para a manutenção do contato entre professores e alunos, as escolas também fizeram uso de grupos em aplicativos de mensagens, com a participação dos pais e da comunidade escolar em geral.

Orientação prévia

Para auxiliar os gestores, que seguem com as escolas em funcionamento durante o período de suspensão das aulas presenciais, a SED publicou resoluções e manteve contato – por telefone, e-mail e aplicativo – com o objetivo de sanar possíveis dúvidas e esclarecer os procedimentos que foram adotados em todo o Estado.

Em outras oportunidades, a titular da pasta, secretária Cecilia Motta, enviou comunicados aos diretores e diretores adjuntos da Rede por vídeo, com o detalhamento das escalas de trabalho para os servidores que permanecem nas escolas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.