Vento e chuva representam 99% das quedas de árvores

Instabilidade climática, atípica para o período, requer cuidados redobrados

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A meteorologia indica chuvarada para os próximos dias em Mato Grosso do sul, e deve vir acompanhada de rajadas de ventos e descargas atmosféricas intensas. O cenário é atípico para o período, considerado 'seco'. Entretanto, o combo vento e chuva, que chegou essa semana no estado pede atenção redobrada, pois é causa de 99% das quedas de árvores, ocasionando problemas na rede elétrica e até acidentes.​

Dados da Energisa revelam que nos primeiros cinco meses do ano, 599 árvores caíram no estado devido aos ventos intensos, e causaram prejuízos. Entretanto, o números demonstram uma redução em 20%, se comparado ao mesmo período do ano passado, que foi de 626 quedas. A redução na estatística se deve principalmente pelo trabalho de manutenção preventiva desenvolvido pela Energisa.​

“Dividimos o ano em dois períodos, o de ‘chuvas’ que vai de setembro à março e o de ‘seca’ que compreende os meses de abril à setembro. Nessa época, que reforçamos o plano de poda anual realizado por 38 equipes especializadas, pois além dos ventos fortes, o contato da copa das árvores nos fios energizados é um dos principais fatores das quedas e possíveis problemas na rede elétrica”, explica Alécio Almeida Leite, coordenador do Departamento de Construção e Manutenção da Distribuição (DCMD).​

Os indicativos demonstram que houve aumento em 25% das podas realizadas em 2020, em relação ao mesmo período de 2019. “Intensificamos os trabalhos, e hoje registramos uma média mensal de 7.500 podas - um trabalho especializado e que busca evitar que os galhos alcancem à rede elétrica, eliminando de vez todo o emaranhado de folhas e galhos enroscados nos fios, que rompem os cabos da rede elétrica”, conclui.​

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A Energisa reforça que a poda de árvore é responsabilidade da prefeitura e que atua somente em casos quando a vegetação entra em contato com a rede elétrica, de acordo com o Guia de Arborização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Semadur).

Monitoramento em Tempo Real​

Há um ano a concessionária passou a usar uma ferramenta que foi desenvolvida em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), capaz de prever com bastante antecedência, a chegada de tempestades. “A partir desse monitoramento temos maior assertividade com a logística de equipes, conseguindo realizar a mobilização e reparos em menor tempo, garantindo um melhor atendimento ao nosso cliente", explica Fernando Espindula Corradi, Gerente de Operação da concessionária.​

A plataforma de monitoramento, atua de forma preventiva com objetivo de evitar danos à rede de distribuição e principalmente à população. “Com esse recurso, é possível identificar qual região será atingida por eventos naturais, e diante da informação privilegiada, podemos colocar as equipes de contingência em ação com mais agilidade antes mesmo da ocorrência”, conclui.​

Canais de Atendimento​

A concessionária atende 74 cidades do estado, e orienta que jamais deve-se encostar em fios que estejam caídos no chão. A providência é informar imediatamente a concessionária pelo telefone 0800 722 7272 e o Corpo de Bombeiros pelo 193. ​

Para mais informações, a Gisa - assistente virtual da Energisa, disponível 24 horas por dia pelo WhatsApp, oferece aos clientes um canal atendimento de serviços, entre eles: informações sobre a conta de energia, emissão da segunda via, mudança de titularidade, pedido de religação, informar pagamento, verificar histórico de consumo, entre outros serviços. Para entrar em contato com a Gisa, basta adicionar o número 67 99980-0698 e mandar um ‘oi’. Além da Gisa, a Energisa também oferece atendimento pelo site www.energisa.com.br

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