Pesque e Solte será liberado no dia 1º nos rios Paraná e Paraguai

Nos demais rios de MS a pesca continua totalmente proibida devido a Piracema, que vai até o dia 28 de fevereiro

Cb image default
Modalidade de Pesque e Solte será liberada no dia 1º de fevereiro. Foto: (Divulgação)

A partir de sábado (1º), a modalidade Pesque e Solte de pesca amadora será liberada em toda extensão da calha dos rios Paraguai e Paraná. Nos demais rios de MS a pesca continua totalmente proibida devido ao período de Piracema, iniciado em 5 de novembro e que segue até 28 de fevereiro em Mato Grosso do Sul. Já a flexibilização das regras do decreto 15.166 que prevê a Cota Zero na Pesca ainda não têm data para ser publicada. O setor pesqueiro espera que o Governo libere pelo menos 1 espécie nobre e mais cinco piranhas para os pescadores amadores.

A Piracema não será afetada pela medida, já que nos rios onde é liberada a modalidade em fevereiro os peixes já fizeram a desova. Porém, os pescadores devem zelar pelos peixes, usando anzóis sem farpas para evitar ferimentos e devolvendo os animais ao rio no mesmo local em que estavam.

A PMA (Polícia Militar Ambiental) e o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) mantém a força-tarefa de fiscalização e combate a pesca nesse período, visando garantir a reprodução das espécies. A Piracema é o período de defeso, quando os peixes sobem a correnteza em direção às cabeceiras para se reproduzir.

Nos dois primeiros meses da Piracema já foram apreendidos 369 quilos de pescado e 32 pessoas foram presas e autuadas por crime ambiental pela PMA. O relatório foi entregue pelo comandante da PMA, tenente-coronel Eduardo Lane, ao secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck.

Neste ano, o número de apreensões e prisões está bem maior que o registrado no mesmo período do ano passado e as autoridades estão atentas. O Imasul está reforçando a fiscalização, com 30 servidores na operação que segue até 28 de fevereiro em todas as regiões do Estado. Além dos rios, peixarias e restaurantes também estão sendo vistoriados. Quem for pego com pescado nesse período, sem comprovação de origem, sofrerá sanções previstas da lei de crimes ambientais.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.