Nova frente fria chega ao Brasil neste fim de semana com alertas de chuvas intensas e tempestades

Depois de uma semana gelada, o Brasil se prepara para a chegada de uma nova frente fria. O sistema deve trazer tempestades intensas com chuvas volumosas, além da manutenção do frio no centro-sul do país

Cb image default
Frente fria traz alerta de chuvas intensas para 4 estados do Nordeste, os acumulados de chuva podem ultrapassar os 100 mm em algumas regiões.

Depois de uma frente fria intensa que trouxe temporais, ventania, geadas amplas e mínimas negativas — inclusive com registro de geada na capital paulista —, uma nova massa de ar frio se aproxima do país.

O novo sistema avança pelo Sul a partir do sábado (2), trazendo tempestades intensas e chuvas fortes principalmente nas regiões Sul e Centro-Oeste, além do reforço do frio ao longo do início da próxima semana. Confira os detalhes.

Formação de ciclone vai trazer tempestades severas para a região Sul

O novo ciclone começa a se formar na noite da sexta-feira (1), desta vez, sobre a Argentina. Na sexta-feira (1) à noite, já pode chover no sul do Rio Grande do Sul, com risco de tempestades localizadas.

Cb image default
Previsão de formação de ciclone sexta-feira (1), de acordo com o ECMWF.

Entre a madrugada e manhã do sábado (2) uma primeira linha de tempestades intensas vai cruzar o Rio Grande do Sul desde a fronteira Oeste e Campanha, passando pelo Centro do estado e alcançando a Região Metropolitana de Porto Alegre. As tempestades e as chuvas perdem intensidade até o fim do dia, porém, se regeneram durante a noite.

A madrugada do domingo (3) será de alerta para tempo severo, quando a frente fria definitivamente avança pela região Sul, disparando uma segunda linha de tempestades, muito mais abrangentes e intensas do que no sábado (2).

Estão previstas muitas descargas elétricas (raios), granizo, rajadas intensas de vento e chuva localmente intensa com riscos potenciais associados, desde queda de energia elétrica, danos causados por granizo e vento até alagamentos.

As áreas em alerta para riscos elevados são as regiões Sul, Oeste, Campanha e Centro do Rio Grande do Sul ao longo do domingo (3), onde as tempestades serão mais intensas.

No fim do domingo (3), as tempestades cessam no Rio Grande do Sul, enquanto avançam para o oeste dos seguintes estados:

Santa Catarina

Paraná

Mato Grosso do Sul

Mato Grosso

Chuva acumulada pode ultrapassar 100 mm

O estado do Rio Grande do Sul, novamente, será o mais afetado pelas tempestades e chuvas intensas. O volume de chuva acumulado até a noite de domingo (3) pode ultrapassar 100 mm na região Oeste, com potencial de causar transtornos como alagamentos.

Nas regiões do Centro e Sul do território gaúcho, acumulados em torno dos 60 mm estão previstos, bem como em pontos isolados no oeste de Santa Catarina e do Mato Grosso do Sul e no centro-sul do Paraná.

Frente fria garante manutenção do frio

Essa frente fria será bastante continental e, após a passagem da frente, uma nova massa de ar frio irá avançar sobre o Brasil. A previsão de anomalia de temperatura para a semana entre os dias 4 e 11 de agosto indica que temperaturas entre a média e até 3°C abaixo da média irão predominar em todo o centro-sul do país.

Enquanto na região Sul estão previstas temperaturas dentro da média (que, nesta época, representa frio), na fronteira oeste entre o Centro-Oeste e a região Norte irão predominar temperaturas até 3°C abaixo da média, indicando o avanço do ar frio sobre o continente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.