O mercado de fretes rodoviários em Mato Grosso do Sul registrou um recuo significativo em abril de 2025, com quedas que chegaram a 26% em algumas rotas. Essa queda é um movimento sazonal, característico do período pós-colheita das culturas de verão. Além disso, a instabilidade comercial entre os Estados Unidos e a China também influenciou negativamente os valores dos fretes.
Embora tenha havido variações positivas nos preços da soja durante abril, tanto no mercado internacional quanto no local, ocorreu uma queda nos prêmios pagos nos embarques. O crescente interesse chinês pela soja brasileira, impulsionado pelas tarifas comerciais norte-americanas, deixou os vendedores locais em estado de alerta. Eles aguardam possíveis aumentos futuros na cotação da oleaginosa, o que resultou na redução do interesse em vender maiores volumes no período.
Nesse cenário, a demanda por serviços de transporte foi diretamente impactada. O fim da colheita da safra de verão aumentou a disponibilidade de veículos, contribuindo para a menor procura por fretes.
Dados da plataforma Comex Stat indicam que aproximadamente 613.718 toneladas foram movimentadas em abril. Não foram registradas exportações significativas de milho nesse período, pois a comercialização predominante foi destinada ao mercado interno.
As rotas de exportação mais utilizadas foram para os portos de Paranaguá, Santos (SP), São Francisco do Sul (PR), Rio Grande (RS) e Porto Murtinho (MS).
Valores de frete em MS
O documento detalha ainda os preços de fretes praticados em Mato Grosso do Sul em abril de 2025, comparando com março de 2025 e abril de 2024. De forma geral, houve um recuo nos preços mensais.
Alguns exemplos de rotas e suas variações incluem:
Aral Moreira (MS) para Maringá (PR): O preço por tonelada em abril de 2025 foi de R$ 81,00, representando uma queda de 26% em relação a março de 2025 (R$ 110,00). Comparado a abril de 2024 (R$ 93,50), a redução foi de 13%.
Caarapó (MS) para Paranaguá (PR): Em abril de 2025, o valor foi de R$ 180,00 por tonelada, uma diminuição de 14% em relação a março de 2025 (R$ 209,00). No entanto, houve um aumento de 10% em relação a abril de 2024 (R$ 164,00).
Chapadão do Sul (MS) para Guarujá (SP): O preço em abril de 2025 foi de R$ 250,00 por tonelada, uma queda de 24% em relação a março de 2025 (R$ 328,00). Em comparação com abril de 2024 (R$ 222,50), houve um aumento de 12%.
Dourados (MS) para Paranaguá (PR): O frete custou R$ 204,00 por tonelada em abril de 2025, uma redução de 23% em relação a março de 2025 (R$ 265,00). Comparado a abril de 2024 (R$ 169,33), o aumento foi de 20%.
Ponta Porã (MS) para Paranaguá (PR): Este trecho registrou um preço de R$ 180,00 por tonelada em abril de 2025, com uma queda de 37% em relação a março de 2025 (R$ 284,00). Em comparação com abril de 2024 (R$ 192,80), houve uma redução de 7%.
Esses dados mostram uma tendência geral de queda nos preços dos fretes em Mato Grosso do Sul de março para abril de 2025, embora alguns valores ainda estejam acima dos registrados em abril de 2024.
Panorama nacional do frete
Nacionalmente, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projeta uma safra recorde de grãos para 2024/25, estimada em 332,9 milhões de toneladas. Este volume representa um crescimento de 34,8 milhões de toneladas em comparação com o ciclo anterior. Soja e milho se destacam, podendo se beneficiar das divergências comerciais entre EUA e China.
As exportações de soja em abril de 2025 alcançaram 15,27 milhões de toneladas, um aumento de 4% em relação ao mês anterior. A produção recorde de soja gerou expectativas de crescimento em diversas áreas do complexo, incluindo processamento, consumo interno e exportações de subprodutos. Em contraste, as exportações de milho em abril de 2025 foram de 0,18 milhão de toneladas, uma redução de 79% em relação ao mês anterior.
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