"Em análise" virou meme, mas é agonia de quem espera os R$ 600

Mais de 14 milhões de pedidos, feitos em abril de 2020, devem ser concluídos ainda esta semana, conforme Dataprev

Cb image default
Tempo de espera para pedido de recebimento do Auxílio Emergencial ser aprovado inspirou onda de "memes" na internet e até bolo de aniversário (Foto: Reprodução/internet)

Pelo menos 14,7 milhões de brasileiros que fizeram cadastro no programa auxílio emergencial, que disponibiliza ajuda de R$ 600 a trabalhadores informais, microempreendedores, autônomos e desempregados, seguem aguardando resposta. Há mais de um mês “em análise”, a espera já virou até “meme” na internet, mas como a esperança é última que morre, muitas famílias seguem ansiosas pelo pagamento, mesmo sem perder o humor.

“Já vi vários memes* por aí, até de assuntos ligados a minha área. Vendo laços e a brincadeira dizia: Em análise porque sabemos que você vai usar esse dinheiro para comprar laços”, conta sorrindo a vendedora Simone Borges, de 36 anos.

Mas, apesar do bom humor, a microempresária sabe a importância que o assunto tem, principalmente porque está entre as milhares de pessoas que ainda não receberam o benefício. “A gente ri, mas é triste porque esse dinheiro poderia ajudar muita gente e, por enquanto, acaba sendo um transtorno. Fora que é injusto, vejo muita gente que não precisa recebendo, enquanto ainda estou aguardando ser analisada”, revela.

À reportagem, Simone afirmou ter feito o cadastro logo no primeiro dia da liberação do benefício e, até hoje, o pedido segue sendo analisado. Com o movimento menor na pequena loja que administra, na Rua Spipe Calarge, a comerciante conta ter sido necessário pedir dias a mais ao locatária do espaço que aluga, para aguardar a liberação do benefício.

“Não vou conseguir pagar e ainda hoje eu perguntei se ele [o proprietário do espaço] se teria problema usar o valor pago como calção para pagar o aluguel. Também precisei contar com ajuda do meu marido para pagar algumas contas que estavam atrasadas”, revela a comerciante.

Quem também segue ansiosa pelo tão sonhado “aprovado” é a cabeleireira Licinha Pereira, de 54 anos. “É um absurdo! E a gente não tem para onde correr, só resta esperar. Deveria ter uma explicação melhor do porque de tantos dias assim, em espera”, argumenta.

Vendedora, Maria Helena de Oliveira, de 52 anos, mora com a mãe, já idosa. A inscrição para receber o benefício foi feita há pelo menos três semanas e também não saiu da análise. “Confiro todos os dias. A gente fica ansiosa, principalmente pela situação que estamos vivendo”, comenta a trabalhadora, que pretende pagar pelo menos uma parte das contas atrasadas.

Previsão – Conforme o Jornal Extra, a previsão é que os 14,7 milhões de cadastros para recebimento do auxílio emergencial, realizados entre 23 a 30 de abril, sejam finalizados até esta quarta-feira (13). Assim que analisados, os resultados serão enviados à Caixa Econômica Federal, que liberará os valores referentes aos pagamentos.

*A expressão meme é usada para descrever um conceito de imagem, vídeos, GIFs e/ou relacionados ao humor, que se espalha via Internet.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.