Victoria de Ivinhema/MS estreia na fase de grupos do Mundial Sub-21 de vôlei de praia

Cb image default
Victoria tem experiência em competições internacionais (Foto: Divulgação/FIVB)

A sul-mato-grossense Victoria Lopes, de 19 anos, ao lado da carioca Vitoria Mendonça, de 20, estreia na quinta-feira (20) no 17° Campeonato Mundial Sub-21 de vôlei de praia. A competição ocorre em Udon Thani, cidade localizada a, aproximadamente, 560 quilômetros ao norte de Bangkok, capital da Tailândia.

Ao todo, a delegação do Brasil é formada por quatro duplas, duas em cada naipe. O objetivo é a busca da manutenção do histórico de resultados positivos. Vale lembrar que o país é o atual campeão, dos dois gêneros, além de ser o maior vencedor do torneio, com 14 títulos entre homens e mulheres.

A dupla Vitoria/Victoria (RJ/MS) já está garantida na fase de grupos do certame. Os grupos serão estabelecidos na noite desta quarta-feira (19), após o final da fase classificatória, quando os 32 times são definidos.

Victória Lopes, natural de Ivinhema-MS, foi campeã da quinta etapa do Circuito Sul-Americano de vôlei de praia 2019, em Camaçari-BA, disputada no final de abril. A atleta de Mato Grosso do Sul formou dupla com Tainá Silva Bigi (SE). Inclusive, a sergipana sempre joga ao lado da sul-mato-grossense, que também treina em Sergipe.

Anteriormente, no final de março e início de abril deste ano, Victória atuou em parceria com a capixaba Thâmela Coradello e faturou o ouro na etapa inaugural do Classificatório Sul-Americano para o Mundial Sub-21. O certame foi realizado em Arica, no Chile.

Cb image default
"Vi-Vic" estreia na quinta-feira (20) no Mundial (Foto: Reprodução/Instagram/@viclopes2)

Além das medalhas de ouro nas etapas do Circuito Sul-Americano, Victória já participou de paradas do Open e do Circuito Brasileiro e demonstra significativa “bagagem” para a competição mundial em território tailandês.

Em entrevista à assessoria de imprensa da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), na última quinta-feira (13), antes do embarque ao país asiático, a atleta de Ivinhema falou sobre a importância desta experiência, mesmo com 19 anos de idade.

Cb image default
Parte da delegação brasileira na Tailândia (Foto: Reprodução/Instagram/@viclopes2)

“Acredito que essa rodagem ajuda, por já ter passado por algumas situações, a ansiedade fica mais controlada. Tento passar um pouco dessa tranquilidade para as outras meninas, também. Já joguei com a Vitoria em Mundiais, estamos treinando forte e bem, somos duas defensoras, então, apesar de termos um pouco menos de bloqueio, temos uma virada de bola forte, uma defesa forte, muito volume de jogo. Estamos confiantes, acreditando no trabalho”, disse à CBV.

Brasil em quadra

A dupla Thamela e Ingridh (ES/PR) estreou com vitória nesta terça-feira (18), pelo classificatório. As brasileiras venceram as espanholas Aina Munar e Sofia González por 2 sets a 1 (18/21, 21/16 e 10/15), em partida que durou 49 minutos.

Ainda nesta terça (18), encararam Varvara Brailko/Anete Namike, da Letônia e as superaram por 2 sets a 0 (15/21 e 18/21). Posteriormente, fizeram duelo contra Marie-Sara Stochlova/Miroslava Dunarova, da República Tcheca. No final, vitória por 2 sets a 1 (25/23, 18/21 e 15/9) para as brasileiras. Com as três vitórias no classificatório, elas avançam à fase de grupos.

No naipe masculino, quem entrou em quadra primeiro foi a dupla Lázaro Lyan e Gabriel Zuliani (GO/PR), pelo classificatório, nos mesmos formatos do naipe feminino: três jogos eliminatórios para ficar entre os quatro ‘sobreviventes’.

O primeiro compromisso foi contra os canadenses Steven Abrams e Joshua Timukas. Os brasileiros venceram por 2 sets a 0 (15/21 e 15/21). Na segunda partida, perderam para os alemães Robin Sowa e Lukas Pfretzschner por 2 sets a 1 (15/21, 21/17 e 13/15).

Já os irmãos gêmeos Rafael e Renato entram direto na fase de grupos, a partir de quinta-feira. Renato já tem títulos de campeão mundial Sub-19 e Sub-21, e pela primeira vez fará parceria com o irmão em um mundial de base. Ele comentou a expectativa e espera que as experiências anteriores nos torneios de base possam auxiliar dentro de quadra.

Na última edição do torneio, em 2017, o Brasil foi campeão nos dois naipes, com Adrielson/Renato (PR/PB) e Duda/Ana Patrícia (SE/MG). O Brasil é o país com mais conquistas, tendo vencido 14 títulos, sendo seis no masculino e oito no feminino (veja todos os campeões abaixo). É também o único país que conseguiu um bicampeonato nos dois naipes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.