Publicado em 11/01/2019 às 23:46, Atualizado em 21/08/2022 às 05:33

Tamanduá é flagrado ‘passeando’ no comércio de Ivinhema e bombeiros o devolvem a natureza

Animal foi capturado pelos militares

Redação Ivi Hoje, Bombeiros
Cb image default

Por volta das 19:30 horas da noite desta sexta-feira (11), o Corpo de Bombeiros Militar em Ivinhema foi acionado para realizar a captura de um Tamanduá-bandeira que estava andando pelo bairro Guiray.

De acordo com informações dadas ao Portal Ivi Hoje, o animal silvestre encontrava-se andando na rua próximo ao Supermercado Guirotto.

Os militares ao chegarem ao local, o mamífero percebendo a movimentação estranha fugiu, sendo encontrado em uma construção abandonada nas proximidades do mercado e, utilizando-se de uma espécie de rede e equipamentos adequados os socorristas capturaram o animal.

Efetuada a captura, o Tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) de hábitos diurnos, normalmente vagaroso, mas quando perseguido pode fugir em galope, foi solto em uma reserva ambiental na saída para o município de Naviraí.

Cb image default

#DicaDosBombeiros!

É recomendado que caso a população se depare com este tipo de animal não se aproxime do mesmo e não permita que animais domésticos também entre em contato.

O tamanduá usa suas garras como defesa, e pode causar serias lesões. Entre em contato com o Corpo de Bombeiros através do telefone 193.

Caso a aparição do animal se dê em área rural, segue as mesmas orientações, com a ressalva de que, neste último caso, basta aguardar que o animal siga seu destino sem que haja intervenção humana.

Este foi um dos vários chamados (da mesma gravidade) que os militares receberam, na manhã do ultimo sábado do ano (29/12) o pedido de resgate foi na cidade de Angélica, onde a guarnição se deslocou aproximadamente 50 quilômetros (ida/volta).

Cb image default
Imagens: (Divulgação/Bombeiros)

A redação do Ivi Hoje foi informada que nos dias em que ocorrem queimadas em plantações de cana-de-açúcar os tamanduás ficam 'loucos' chegam nas chácaras assustados, outro internauta relata, que tem vários tamanduás na estrada boiadeira, final de tarde sempre aparece pelo menos dois nos pastos de chácaras e atravessam a estrada para ir em uma matinha se alimentar.

Outro diz; a gente sempre vai de bike pra Angélica tinha um por ali perto do córrego Piravevê e domingo encontrei ele morto, infelizmente. Sem contar que só ano passado vi três que foram atropelados. Fato que vem se tornando muito comum em grande parte do Vale do Ivinhema, devido ao desmatamento.