Ivinhemense Victoria conquista o título mundial de vólei de praia para o Brasil

A conquista foi na base da garra e emoção. Vitoria e Victoria começaram atrás na partida contra as russas

Cb image default

A conquista foi na base da garra e emoção. Vitoria e Victoria começaram atrás na partida contra as russas, que já disputam o Circuito Mundial adulto, mas levaram o duelo ao tie-break. Perdendo por 13 a 11 no set final, conseguiram anotaram quatro pontos seguidos para virar o placar. Victoria comentou a diferença de postura do primeiro set para a sequência da partida.

“Começamos um pouco ansiosas, errando algumas bolas fáceis e com um saque pouco eficiente. No segundo set, começamos a sacar muito melhor e isso foi fundamental. Colocamos pressão e começamos a conseguir defesas e alguns bloqueios por termos um saque melhor. O terceiro set foi disputado ponto a ponto, os times errando pouco. Felizmente nos superamos, encontramos alguns contra-ataques que nos permitiram a virada e o título”, disse Victoria, que completou.

“Estou muito feliz por nossa campanha. A Vitoria se superou muito, ela recebeu basicamente todos os saques no primeiro set, em um calor muito intenso. Agradeço demais por ela ter defendido muito bem, convertido contra-ataques importantes, e ao ‘Big’ (o técnico da dupla, Marcelo Carvalhaes), por ter nos orientado e passado tranquilidade do primeiro para o segundo set”, disse.

Cb image default
(Foto: Divulgação/FIVB)

É o primeiro título mundial sub-21 de ambas, mas a Ivinhemense Victoria já havia vencido o Campeonato Mundial Sub-19, em 2016, quando tinha apenas 16 anos. Vitoria, autora do ponto final da partida, também celebrou muito a medalha de ouro, relembrando a volta por cima da dupla, que na edição passada havia sido eliminada no classificatório, deixando a disputa precocemente.

“A alegria é muito grande, não consigo descrever a felicidade por esse título. Dois anos atrás, sofremos uma decepção muito grande, não passamos do classificatório e ficamos muito frustradas por nosso desempenho. Isso talvez tenha criado uma dúvida em nós, duas defensoras juntas. Mas quando fomos convocadas, nos unimos, nos fechamos. Foi uma superação a cada jogo, contra meninas quase sempre mais altas. Mas Victoria sempre me ajudou e eu sempre a ajudei. Jogamos muito bem, e, como falei, a Victoria é a melhor do mundo para mim (risos)”, declarou.

Cb image default
Victoria Lopes, de Ivinhema, tem experiência em competições internacionais

O técnico da seleção de base feminina de vôlei de praia, Marcelo Carvalhaes, o ‘Big’, analisou o desempenho da dupla e destacou a importância da pressão no saque, levando o jogo para o tie-break após grande apresentação no segundo set do duelo.

“Tivemos muita confiança nessa dupla desde o começo, confiança no trabalho, confiança nelas como atletas, individualmente. Jogaram com muita tranquilidade, pareciam duas jogadoras muito experientes, como se tivessem décadas de voleibol. Sempre acreditando no potencial delas. Não começamos bem, mas sabíamos que nosso saque iria crescer e fazer a diferença. Pedi para que a Victoria começasse a sacar ‘viagem’ para dificultar o ataque russo e criar mais defesas. Funcionou, vencemos o segundo set e fomos para o tie-break com confiança. Elas acreditaram na tática que traçamos e só posso agradecê-las”, disse o ‘Big’.

Leia também>>

Victoria de Ivinhema/MS estreia na fase de grupos do Mundial Sub-21 de vôlei de praia

A preparação das duplas foi realizada no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ). Foram dois períodos de treinamentos, o último, um ‘intensivo’ com cerca de dez dias e apoio de profissionais de preparação física, fisioterapia, nutrição e estudo de vídeos. O processo também foi realizado em parceria com os centros de treinamento de onde os jovens foram convocados, permitindo trabalhar diversos pontos na preparação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.