Publicado em 09/09/2019 às 18:46, Atualizado em 09/09/2019 às 22:00

Ivinhema - Vereador costumava passear com moradores em ultraleve que caiu

Em nota, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou que, a ultraleve está em situação regular na agência

Da Redação, Ivi Hoje, CGNews
Cb image default

O delegado aposentado e vereador Messias Furtado de Souza, 55 anos, morto em acidente de ultraleve no fim da tarde de ontem (8), costumava passear com moradores da cidade. O parlamentar voava com duas crianças. Igor Davi dos Santos Fernandes, de 5 anos, morreu no local. O irmão dele, de 12 anos, foi socorrido em estado grave.

Conforme apurado, o vereador era acostumado sobrevoar o município. Ontem, os dois irmãos brincavam num parque da cidade quando pediram para dar uma volta no ultraleve com Messias. Os moradores chegaram a avistar a aeronave no ar, mas depois a perderam de vista e na sequência enxergaram uma fumaça preta. Em razão da queda, o avião pegou fogo.

O sargento do Corpo de Bombeiros, Marcelino Ernesto Piffer, uns dos militares que atendeu a ocorrência, contou que ao chegar ao local o avião estava pegando fogo. Alguns moradores já haviam tirado o vereador e o menino de 12 anos. A criança de 5 anos ficou presa às ferragens.

Segundo o militar, durante atendimento tanto Messias quanto o adolescente estavam conscientes, orientados e pediam o tempo todo por água. “Eles começaram a perder a consciência quando deram entrada no pronto-socorro da cidade”, disse. Os dois sofreram queimaduras de 2º grau por todo o corpo e foram transferidos à Capital. Messias morreu às 6h4 desta segunda-feira (9). Ele deixa esposa e dois filhos.

Em nota, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou que, a ultraleve está em situação regular na agência. O modelo é uma aeronave experimental - caracterizada por ser de construção amadora – diferentemente de um avião com certificado de aeronavegabilidade convencional.

As aeronaves experimentais são restringidas a voar sob áreas pouco povoadas, ou em alguns casos específicos, em áreas completamente isoladas. O transporte de pessoas e bens com fins lucrativos é proibido. Em virtude dessas restrições, normalmente se utiliza tais aeronaves para lazer. A ultraleve com prefixo PU-AFA Fox foi fabricada em 1991.