Ivinhema - Tuta vai a Brasília na luta pela inclusão dos municípios na reforma da Previdência

Cb image default

Prefeitos, vereadores e presidentes de Câmaras Municipais do interior de Mato Grosso do Sul foram para o Congresso Nacional, em Brasília, nesta terça-feira (9), onde entra na reta final o cronograma de votação da reforma da Previdência. Eles conversaram com parlamentares da bancada de MS e um dos pedidos tem a ver com a inclusão dos municípios no plano da reforma.

A deputada federal Rose Modesto (PSDB), uma das congressistas visitadas pelos mandatários e vereadores de cidades de MS, disse que o PSDB nacional define, no início da tarde desta terça, de que maneira os congressistas da legenda devem agir no plenário, onde a proposta será votada pelos 513 deputados federais.

“O PSDB, talvez, deva liberar seus integrantes na votação”, afirmou a deputada. Ou seja, é possível que o partido não influa na votação individual de seus membros. Cada deputado ou deputada deve votar a proposta como achar melhor.

Originalmente apresentada à Câmara dos Deputados, em fevereiro passado, a proposta da reforma incluía estados e municípios. Contudo, de lá para cá, em discussão em Comissão Especial, a ideia de também incorporar no projeto estados e prefeituras foi retirada.

Há uma estratégia política, no Congresso, para atender a demanda dos mandatários estaduais e municipais. Se aprovado pelo plenário da Câmara dos Deputados, a proposta segue para a avaliação dos senadores e, lá, sim, que se faça uma articulação para acrescentar os municípios na reforma.

Tamanho das bancadas

Entre os 513 deputados federais, 56 integram o partido do PT, 52, o PSL, do presidente Bolsonaro, 37, do PP. 34, do MDB, 34, do PSD e 30, do PSDB. Na Câmara dos Deputados, há 30 partidos com mandatos.

Foram para o Congresso nesta terça-feira os prefeitos de Angélica, Bela Vista, Dois Irmãos do Buriti, Figueirão, Ivinhema, Naviraí, Nioaque e Taquarussu

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.