Ivinhema já é destaque no plantio de soja no vale do Ivinhema

Cb image default
Com mais de 20mil hectares plantado de soja o município destaca no vale do Ivinhema. Fotos: (Paulo Cesar)

O crescimento de Ivinhema nos últimos 15 anos transformou o município num importante polo de desenvolvimento na agricultura familiar e na geração de agroenergia por meio das usinas sucroenergéticas que se instalaram no local graças à política de incentivo criada pelo poder público municipal. O resultado da gestão empreendedora do prefeito Tuta que já é destaque a nível nacional.

Cb image default

Município de Ivinhema que esta localizada a 290 km da capital Campo Grande, vem se destacando na região do vale do Ivinhema como uns dos maiores produtores de soja da região, com a estimativa de mais de 20 mil hectares plantados segundo a AGRAER do município.

Dado comprovam que o plantio vem crescendo ano a ano, e que o município vem destacando no agronegócio. Este destaque mostra que o município esta diversificando na agricultura.

Nos meados dos anos 80 / 90 e 2000, o café e a mandioca já eram destaque no estado e até o nível nacional e alavancava a economia local onde Ivinhema alcançou o ranque da capital do café e da mandioca. Mesmos com estas diversidades o município ainda detém o títulos da capital da mandioca e do café e esta entres os maiores produtores da bacia leiteira do estado. Além do boi do leite a agricultura familiar fomenta a economia local que é uma das fontes de renda do pequeno agricultor Ivinhemense.

Cb image default

O município que é tradicional na agricultura família agora vem dividindo esta fatia com a chegada da soja no município. Varias propriedades de grandes portes vem aderido a esta lavoura que vem sendo destaque na região do vale do Ivinhema.

Segundo a presidente do Sindicato Rural de Ivinhema, Edy Elaine Biondo Tarrafel,devido à fertilidade do solo, o município pulou de cinco para 20 mil hectares na área dedicada ao cultivo da soja, no período de dois anos. O plantio da oleaginosa em Ivinhema acompanha a média estadual e já ultrapassa os 70% do total da área. Mato Grosso do Sul está com 72% do plantio concluído, segundo dados divulgados pelo presidente da Aprosoja/MS, durante o Circuito Aprosoja. A média é 12,3% maior em relação ao mesmo período do ano passado.

O secretário de agricultura Edson Correa, relatou na sua fala, a importância da diversidade de lavoura no município de Ivinhema.

Temos muitas propriedades de grandes portes e muitos fazendeiros estão deixando a tradicional pecuária e imigrando para cana que é mais rendável, mas a soja vem ganhado espaço em terras que o grão nunca foi protagonista, “isso mostra que o município de Ivinhema tem um grande potencial para o desenvolvimento do agronegócio”, relata Correa.

O prefeito Eder Uilson França Lima (Tuta do PSDB),destacou a importância desta diversidade na agricultura Ivinhemense. Nesses dois anos Ivinhema atraiu agricultores de estados como São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e de municípios vizinhos, como Naviraí. “Somos um polo em diversas culturas. Tornamo-nos os maiores produtores de mandioca de MS, temos plantações de café, urucum, hortifrúti, cana-de-açúcar, suínos, aves, áreas de bovinocultura de corte e agora crescendo no cultivo de soja e milho. Temos a terra produtiva como diferencial e isso valorizou muito as terras da região”, destaca o prefeito.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.