Ivinhema: Comdema quer que seja feita lei municipal que proíbe pulverização aérea de agrotóxicos

Com dados elevados de casos de câncer no município, conselho de defesa do meio ambiente quer lei para acabar com a pulverização aérea

Cb image default

A reunião do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) de Ivinhema através de seu presidente Osmar Pokrevvieski, reuniu entidades no último dia 23 de agosto, para debater sobre a questão de restrição da pulverização aérea de agrotóxicos no município de Ivinhema. Ainda ressaltou que teve conhecimento sobre a aprovação da lei que proíbe a pratica na cidade de Glória de Dourados, (distante 54 km de Ivinhema), alertando os riscos de aumento de casos de câncer, no município, dados obtidos pelo hospital de câncer de Barretos.

Pokrevvieski fez um relato sobre a quantidade de agrotóxicos que são utilizados no Brasil, e sobre o percurso que as moléculas nocivas chega até o ser humano, através do ar, água, alimentos, e muitas das moléculas tem a capacidade de alterar a informação genética, na qual leva o descontrole do ciclo normal da divisão celular, provocando sérios riscos à saúde.

Cb image default

O apicultor Antônio Coleone, que está nesse ramo a mais de 30 anos, observou a diferença na produção de mel nos últimos cinco anos, também relata que perdeu 25 caixas de abelha. Ele foi procurar a sede da fazenda que faz divisa da propriedade, sendo informado que no dia anterior houve a pulverização. As caixas de abelha ficava a uma distância de 200 metros do referido canavial, e atualmente teve que distanciar para 600 metros e ainda manter de forma adequada na mata que forma uma barreira de proteção.

Outro apicultor, o Sr. Antônio Moreira, também lamenta a perda em sua produção, no qual disse que é impressionante ver as abelhas saírem da colmeia e já morrerem.

Saulo Souza, da empresa Bratac (Fiação de Seda), que atua na comercialização do bicho da seda na região de Glória de Dourados, destacou a necessidade de conscientização da população e que não só em Glória de Dourados, mas sim em todo os municípios vizinhos.

Em Novo Horizonte do Sul, a produção de Bicho da seda foi encerrada, mas em Ivinhema atualmente só há dois produtores.

Cb image default

Olacio Komori, da Apoms (Associação dos Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul), representando os produtores orgânicos, mencionando sobre diversos eventos realizados sobre o tema, entre eles a criação de um Comitê nacional de luta pela vida em 2012; seminário sobre o impacto dos agrotóxicos na sociedade, em Campo Grande - MS, audiência pública na assembleia legislativa de Mato Grosso do Sul com participação de diversos membros e setores da sociedade organizada para discutir os efeitos nocivos ao meio ambiente, as constantes perdas na produção rural, propondo mudanças na pulverização aérea por agrotóxicos e criação da lei nº 1087 de 23 de novembro de 2016 aprovada e sancionada no município de Glória de Dourados.

O presidente Pokrevvieski apresentou os dados do Hospital do Amor de Barretos – SP sobre o grande aumento anual de casos de câncer em Ivinhema. A promotora de justiça de Ivinhema, Drª Juliana Martins Zaupa, disse que esses dados podem ser maiores, devido muitos pacientes procurar outros centros médicos.

Eduardo Teshima, do Hospital do Amor, informou a posição de número dois que o estado de MS ocupa no ranking nacional em casos de pacientes com câncer, e alto índice de casos de câncer infantil em Ivinhema, no qual as crianças são mais vulneráveis, no qual citou não só apenas o tratamento, mas da prevenção, e divulgou a realização da campanha “passos que salvam” direcionadas à prevenção de câncer infanto-juvenil.

José Simeão N. Filho, conselheiro da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), falou sobre a irresponsabilidade e desrespeito às condições climáticas e do horário da aplicação do produto pelos aplicadores de agrotóxicos sobre residências que ele mesmo vivência.

A Drª Juliana fez uso da palavra e destacou a parceria de Glória de Dourados com a UEMS (Universidade Estadual de Mato grosso do Sul) unidade de Ivinhema, por intermédio da professora Gláucia Almeida Moraes, que culminou o apoio técnico, parceria com a IVIBIO (Associação do Vale do Ivinhema Para Proteção da Biodiversidade), bem como da dificuldade e a importância na obtenção de provas que relacionem a ocorrência (danos ambientais) pela pulverização aérea. Também mencionou a importância da parceria com a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), para realização de analises da presença de resíduos na vegetação e animais atingidos pela ocorrência. Ela ainda ressalta que o ministério público busca o atendimento aos vulneráveis, os pequenos produtores, nos quais devem munir de provas para assim ter o problema resolvido.

A expansão de uma atividade econômica não pode ocorrer à custa da perda de saúde da população e da atividade dos pequenos agricultores.

A Drª. Juliana sugeriu a utilização da lei aprovada em Glória de Dourados, como modelo para a proposição da lei em Ivinhema, via prefeito, fazendo as adequações cabíveis.

O vereador Eduardo Alves dos Santos, se posicionou favorável e disse em reunião com o prefeito de Ivinhema Éder Uilson França Lima (Tuta), mencionará a proposta, e que os demais vereadores terá aval positivo para sancionar a lei.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.