Curso Técnico em Agropecuária de Ivinhema intensifica as aulas práticas de Pecuária.

Prática de Mochação:

Em um rebanho de gado leiteiro é importante que os animais sejam mochos. Exceto quando o chifre é fator de caracterização racial, no caso de gado elite. O objetivo do rebanho ser mocho é que com isso pode-se facilitar o manejo, o transporte, diminuir a competição nos comedouros e bebedouros, evitar acidentes entre os animais e, além disso, obter uma uniformidade de rebanho. A mochação consiste na queima do botão cornoal, que é o qual da origem ao chifre. É feita em animais novos, quando começam a apresentar chifre, geralmente com um mês de idade. 

    Baseando-se neste fato e atendendo a disciplina de Zootecnia dos Animais Domésticos, o Professor, Médico Veterinário, Pedro Henrique Marques da Cruz realizou nesta quinta-feira,  09 de maio de 2013, uma aula prática de mochação com os alunos do 1º ano do Curso. Na oportunidade eles tiveram informações importantes e puderam vivenciar e realizar esta prática. A aula foi realizada nos bezerros leiteiros da Escola.

Vacina de Aftosa e Brucelose

A Febre Aftosa é uma doença viral altamente contagiosa, que afeta todos os animais de casco fendido. O vírus pode ser transmitido através da baba do animal e por contato indireto com sangue contaminado ou através de alimentos, água, ar e pássaros.

A brucelose causada pela Brucella abortus, que ataca bovinos, suínos, equinos, caprinos, ovinos e pode ser transmitida ao homem. A brucelose não tem cura e a única forma de evitá-la é com a vacinação. A transmissão da brucelose entre bovinos ocorre por via oral e genital. O homem pode se infectar por ingestão de leite e derivados e por contato com animais enfermos ou materiais de aborto. 

Assim, afim de prevenir estas enfermidades no rebanho da escola, e aproveitando a oportunidade, realizamos a aula prática de vacinação, nesta terça-feira dia 14/05/2013  com os alunos do 2º ano, no rebanho leiteiro da Escola, ocasião em que  todos os alunos puderam vacinar animais contra aftosa e acompanhar a vacinação contra brucelose. Com isso a partir de uma habilidade desenvolvida em sala de aula, procuramos  desenvolver nos alunos uma competência fundamental na sua formação e exercício  profissional.

Esta ação ocorreu na aula de Produção Animal do Professor Pedro, com o apoio do Professor de Estágio Supervisionado, Médico Veterinário,  Everson Lima Maia e do Coordenador Técnico Professor Marcelo Adriano Rodrigues dos Santos.  

Diagnóstico de Gestação em bovinos

O diagnóstico de gestação em bovinos é uma técnica básica utilizada na confirmação da prenhês das fêmeas e consiste na palpação das fêmeas através do reto do animal, podendo assim confirmar ou não a prenhes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.