Vale do Ivinhema - Polícia Militar orienta cidadãos com dicas de segurança

Cb image default

A Polícia Militar vem trabalhando ostensivamente para prevenir que pequenos furtos aconteçam na área de atuação do 8ºBPM. De acordo com o comandante Tenente Coronel Josafá Pereira Dominoni, a melhor forma de se ter segurança é com medidas preventivas. “Ir às ruas é o momento que requer mais atenção, pois nesta hora se está mais vulnerável. Os delinquentes muitas vezes escolhem suas vítimas pelos bens que elas carregam” ressalta o oficial.

A polícia militar orienta os cidadãos para que:

1- Usem bolsas com alças longas que podem ser colocadas a tiracolo e oferecem uma certa vantagem, pois são mais difíceis de serem arrebatadas e deixarão suas mãos livres para o manuseio de produtos; neste caso deixe a bolsa sempre à frente do corpo, ainda que atrapalhe um pouco.

2- Quanto às roupas é bom lembrar que bolsos são amigos da segurança (quanto mais bolsos, mais segurança para os seus bens). Bolsos em lugares menos acessíveis ao delinquente protegerão melhor seus bens: na parte da frente do corpo, na parte interna de jaquetas e paletós e nas pernas (como nas roupas estilo militar) são os melhores. Veja também se os bolsos são largos e profundos o suficiente para comportar sua carteira ou bens de valor que você use com frequência, como celulares e aparelhos eletrônicos similares.

3- Celular é o equipamento eletrônico mais subtraído no país; bateu todos os recordes na estatística policial. Da mesma maneira que o mercado legal de telefonia móvel está tremendamente aquecido, o mercado ilegal está pegando fogo, principalmente pela facilidade em vender a mercadoria roubada ou trocar por drogas. O interesse do criminoso aumenta de acordo com o valor do celular. Evite andar com o aparelho à mostra em ruas de grande movimento e transporte público.

4- Procure levar no bolso e com o modo vibrador acionado.

5- Se seu celular possui tecnologia instale programa rastreador, pois em caso de subtração aumenta, sobremaneira, a possibilidade de localizar o criminoso.

6- Faça backup semanal do conteúdo de seu equipamento, pois em caso de perda ou subtração, a frustração será bem menor.

7- Cuidado com o armazenamento de fotos e vídeos sensuais; se caírem em mãos erradas, você perderá noites de sono.

8- Descubra o número secreto de seu aparelho, conhecido por IMEI, digitando *#06#. Em caso de perda ou roubo, ao informar à operadora o referido número, automaticamente o aparelho será bloqueado, independente de qual Sim Card esteja inserido.

9- Com os veículos alguns detalhes também devem ser adotados como estacionar em lugar movimentado e iluminado, usar sistema de alarme, chave geral e correntes na direção.

10- Ao estacionar ou parar em cruzamentos, principalmente à noite, observe pessoas suspeitas nas proximidades, evite deixar objetos de valor no interior de seu carro.

11- Mantenha os vidros fechados principalmente ao parar em semáforos. Reduza o tempo de permanência parada no semáforo, diminuindo a velocidade do seu veículo quando ainda está distante do cruzamento e percebe que o sinal vai fechar. Remova a frente do equipamento de som e tire da vista outros objetos que possam despertar o interesse de delinquentes.

O comandante alerta ainda para que o cidadão nunca reaja quando for abordado por um delinquente. “Entregue o que ele lhe pedir para que vá embora logo. Isso aumenta muito a sua integridade física nesses momentos e acione imediatamente a Polícia Militar pelo fone 190, a fim de evitar a impunidade e novas ações dos delinquentes” destaca o Tenente Coronel Dominoni.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.