Publicado em: 12/11/2025
Seis trabalhadores e dois adolescentes foram resgatados pelos policiais
Seis trabalhadores e dois adolescentes foram resgatados de uma fazenda onde viviam sob regime de trabalho escravo, em Nova Andradina. Os policiais chegaram ao local através de uma denúncia anônima.
O flagrante ocorreu na terça-feira (12), em uma propriedade rural de lavoura de mandioca, localizada no Assentamento Casa Verde. A ação teve início após denúncia anônima feita por dois adolescentes que conseguiram deixar o local e procuraram ajuda.
Quando os policiais chegaram à propriedade, constataram que a lavoura era arrendada e identificaram um homem apontado como ‘gato’ — termo usado para designar o aliciador responsável por recrutar e controlar os trabalhadores rurais, segundo o site Jornal da Nova.
Durante a vistoria, os policiais encontraram seis pessoas realizando atividades manuais de corte e limpeza da plantação, manuseando facões e outras ferramentas sem o uso de EPI (Equipamentos de Proteção Individual).
O transporte até a lavoura era oferecido apenas pela manhã e no fim do dia, e restringia a liberdade de locomoção dos trabalhadores durante o expediente. No alojamento, a polícia encontrou condições de extrema precariedade: instalações improvisadas, ausência de ventilação, falta de banheiro e saneamento básico, inexistência de água potável e acúmulo de sujeira.
As necessidades fisiológicas eram feitas em buracos abertos no mato, e os colchões estavam dispostos diretamente no chão.