Polícia Militar orienta para prevenção de furtos e roubos ao andar pelas ruas

Cb image default

A Polícia Militar através do 8º Batalhão vem intensificando as ações preventivas e rondas ostensivas na área de atuação que compreende os municípios de Nova Andradina, Batayporã, Taquarussu, Ivinhema, Angélica, Novo Horizonte do Sul, além dos distritos de Nova Casa Verde, Amandina e Ipezal. Especificamente em relação aos cuidados ao andar nas ruas, a PM MS alerta aos proprietários que alguns cuidados são indispensáveis para evitar furtos e roubos.

“Com a crise dos últimos anos no país, os índices de roubos e violência nas ruas aumentaram consideravelmente, por isso além de mantermos nossos policias atentos 24 horas nas ruas, a população também deve se atentar para evitar comportamentos que facilitem a ação de meliantes”, alerta o comandante do 8º BPM, tenente coronel André Henrique de Deus Macedo.

Confira algumas dicas para evitar a ação de bandidos:

Atenção à sua volta

Evite falar ao celular enquanto está caminhando na rua. Os bandidos se aproveitam destes momentos de distração para atacar. E se estivermos atentos podemos notar mais facilmente atitudes suspeitas, e mudar o trajeto ou pedir ajuda quando possível. Ao perceber que foram notados, os bandidos costumam desistir do roubo.

Bolsas e carteiras sempre na frente

Carregue bolsas e mochilas sempre à sua frente, para mantê-las em seu campo de visão. Se estiver com carteira, celular ou outros objetos no bolso, use sempre os bolsos da frente. Isso dificulta a ação dos “batedores de carteira”, que costumam roubar os objetos sem que a vítima perceba.

Evite andar com muito dinheiro

Prefira o uso de cartões de crédito, que em caso de roubos podem ser bloqueados. Evite sair com grandes quantias de dinheiro vivo no bolso ou na carteira. Bandidos procuram por vítimas nas saídas de caixas eletrônicos.

Não chame a atenção

Evite andar com objetos de valor, como câmeras, relógios, celulares e bolsas de grife. Esses objetos chamam a atenção de qualquer pessoa, e isso inclui principalmente os bandidos.

Separe os objetos

Não ande com documentos que você não precisa usar com frequência. E separe o dinheiro, cartões de crédito e objetos de valor em locais mais seguros, longe do alcance dos criminosos.

Evite caminhos desertos e mal iluminados

Procure andar por ruas movimentadas e bem iluminadas. Andar 3 ou 4 quadras a mais pode lhe poupar de um grande aborrecimento. E a caminhada mais longa ainda faz bem para a saúde!

Nunca reaja

Se mesmo com todas essas dicas você for abordado por um assaltante, jamais reaja. Tente manter a calma, e mostre as mãos para o criminoso. Assim você passa a mensagem de que não vai reagir, e que está atendendo às solicitações do assaltante.

Não arrisque sua vida. Ela é mais preciosa que qualquer objeto que esteja carregando.

Precisando, é só chamar!

Disque 190 (24 horas)

Exija que toda a família, inclusive as crianças saibam de cor esse telefone.

Conheça os locais mais comuns de estacionamento da viatura policial no seu bairro.

Acione o policial militar mais próximo

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.