Paysandu reverte situação no STJD e Naviraiense está fora da Copa do Brasil

O Naviraiense está fora da Copa do Brasil. A decisão foi tomada pelo pleno do STJD nesta quinta-feira ao acolher o recurso do Paysandu em relação aos julgamentos anteriores ocorridos nas comissões do Tribunal. Desta vez, o relator Dr. Miguel Ângelo Cançado votou pela punição ao Naviraiense por ter utilizado os atacantes Bahia e Paulo Sérgio sem contrato nos jogos contra o time paraense pela segunda fase da competição. 

O voto foi seguido por oito dos nove juízes que tinham direito a voto. Assim, o adversário do Atlético-PR na sequência do campeonato passa a ser o Paysandu.

No Pleno, a procuradoria e o Paysandu pediam que o Naviraiense fosse condenado nos termos do artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), sob acusação de “incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida”. 

A pena para este caso é da perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida, e multa de R$ 100 a R$ 100 mil. No entanto, observando-se o § 4º do artigo, que diz: “não sendo possível aplicar-se a regra prevista neste artigo em face da forma de disputa da competição, o infrator será excluído da competição”, fato que ocorreu no julgamento.

A decisão é definitiva e não cabe recursos do departamento jurídico do Naviraiense, como explica, em entrevista à Rádio Clube do Pará, o advogado Alberto Maia, do Paysandu. “O recurso foi julgado e vencemos por 8 a 1 e não cabe mais possibilidade de recorrer a decisão do pleno, não tem mais como o Naviraiense recorrer a decisão”, avalia.

No Naviraiense, o clima é de desolação. Segundo o goleiro Roger Paranhos, um dos heróis da histórica vitória em Belém, os jogadores receberam a notícia assim que terminou o julgamento. |Ganhamos no campo, mas fazer o que? Nestes casos o time grande sempre tem mais força|, lamenta.

A repercussão do resultado nas redes sociais foi imediato e os torcedores naviraiense já elegeram a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) como vilão no caso. Prefeito de Naviraí e um dos principais torcedores do time, Léo Matos foi diretor na primeira mensagem pelo facebook após a decisão. Parabéns FFMS, parabéns Marcos Tavares. Você conseguiu, segura a onda agora, postou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.