Publicado em: 21/05/2025
Conforme o relato, a vítima havia se vacinado contra a gripe há dois anos, em 2023
Uma idosa de 71 anos é a sexta vítima fatal de Influenza em Nova Andradina, conforme informou a prefeitura nesta quarta-feira (21). A mulher era portadora de diabetes e hipertensão. O boletim epidemiológico com os dados estaduais ainda não foi divulgado.
Segundo a prefeitura, a idosa foi internada no dia 15 e faleceu no dia seguinte. O diagnóstico de Influenza B foi confirmado pela equipe médica. Ainda conforme o relato, a vítima havia se vacinado contra a gripe há dois anos, em 2023.
Até a publicação do último boletim epidemiológico, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) contabilizava 96 mortes e 703 casos confirmados de Influenza em Mato Grosso do Sul. Em Nova Andradina, todas as vítimas fatais eram idosos com idades entre 62 e 90 anos.
“O novo óbito reforça o alerta da Secretaria Municipal de Saúde sobre a importância da vacinação, especialmente entre os grupos mais vulneráveis, como idosos, pessoas com comorbidades e crianças. A circulação intensa do vírus e o aumento de casos graves já colocam 2025 como o quarto ano mais letal por Influenza em Mato Grosso do Sul desde o início da série histórica de acompanhamento, em 2009”, destaca a nota.
Imunize-se — A vacina contra a gripe está liberada para toda a população a partir dos seis meses de idade. As doses estão disponíveis em todas as unidades de saúde.