Publicado em 19/10/2020 às 20:41, Atualizado em 19/10/2020 às 23:42

Ex-comandante do 8º BPM preso suspeito de integrar ''Máfia dos Cigarreiros'' tem prisão revogada

Além do tenente-coronel Dominoni, a Justiça também revogou mais 5 prisões

Da Redação, Ivi Hoje,
Cb image default
O tenente-coronel Josafá Pereira Dominoni, ex-comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar de Nova Andradina / Imagens: Arquivo/Jornal da Nova

Justiça acabou revogando a prisão do tenente-coronel Josafá Pereira Dominoni, ex-comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar de Nova Andradina, preso durante a deflagração da “Operação Avalanche”, contra a ‘Máfia dos Cigarreiros’, em maio deste ano. Cinco envolvidos, além do tenente-coronel, tiveram as prisões revogadas.

A liberdade foi concedida na última sexta-feira (16) pelo Conselho Especial de Justiça. Ganharam a liberdade o coronel Kleber Haddad Lane, tenente-coronel Carlos da Silva, tenente-coronel Josafá Pereira Dominoni, tenente-coronel Wesley Freire de Araújo, major Luiz Cezar de Souza Herculano e o tenente-coronel Jidevaldo de Souza Lima.

Segundo o “Midiamax”, mesmo em liberdade não podem permanecer depois das 18h nas ruas, além da afastamento das funções e comunicação entre os réus. A operação cumpriu mandados em seis cidades do Estado.

Os mandados foram cumpridos em 15 de maio, em Campo Grande, Coxim, Sidrolândia, Naviraí, Aquidauana e Dourados. A princípio, todos os alvos da operação que resultou em sete prisões tinham bom trânsito político, salários mensais na faixa dos R$ 20 mil e posições de comando na Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública).

Conforme o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), a operação foi um desdobramento da Oiketicus, que investiga a máfia dos cigarreiros. Só na primeira fase, em 2018 foram presos 29 policiais, denunciados por corrupção passiva e organização criminosa.