Diocese de Naviraí inaugura seminário

A Diocese de Naviraí, que compreende 18 municípios do leste do Mato Grosso do Sul: Anaurilândia, Angélica, Bataguassu, Batayporã, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Ivinhema, Jateí, Juti, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina e distrito de Nova Casa Verde, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Sete Quedas, Tacuru e Taquarussu, inaugura amanhã o Seminário Diocesano Cristo Sacerdote. O evento será às 19h no Salão Paroquial da Catedral, com missa presidida por Ettore Dotti e concelebrado por vários padres da região. O Seminário está instalado no municipio de Naviraí, na Rua Porto Esperança, 145.

Após a missa estará aberto para visitação e depois somente as quinta-feiras para a celebração da Missa.

Apalavra seminário vem do latim semen, que significa |semente|. No contexto eclesial, a história dos seminários tem origem no Concílio de Trento (1545 -- 1563), quando os mesmos foram instituidos para garantir que os candidatos ao sacerdócio recebessem sólida formação espiritual e cultural.

Foi fundamental a contribuição de São Carlos Borromeu, nos encaminhamentos práticos para a consolidação dos Seminários da Igreja Católica.

Atualmente a formação dos novos padres comprende cinco dimensões: humana, espiritual, intelectual, comunitária e pastoral. Para vivenciar tais dimensões, o dia a dia do Seminário divide-se em determinado tempo para oração e missa diária, estudos, trabalho comunitário, lazer, convivência e pastoral nos finais de semana.

A comunidade do Seminário Diocesano Cristo Sacerdote de Naviraí é composta por um padre e seis jovens da região.

|Acreditamos que a instalação deste seminário despertará e acompanhará mais jovens que sentem o chamado sacerdotal, uma vez que a Igreja Católica no Brasil se prepara a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 e o tema da Campanha da Franternidade deste ano é juventude, ocasiaões propricias para um maduro discernimento vocacional dos jovens que já estão inseridos nas comunidades paroquiais, bem como, outros que a Igreja pretende alcança-los com luz e jovialidade de Jesus Cristo|, disse Padre Alex Messias, que durante a missa de inauguração assumirá o cargo de Reitor do referido seminário.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.