Com orientação técnica e trabalho prisional, horta de presídio abastece instituições sociais de Ivinhema

Projeto está sendo desenvolvido pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário

Cb image default

Reeducandos do Estabelecimento Penal Masculino de Regime Fechado de Ivinhema (EPMRFI) estão recebendo qualificação técnica para plantio e cultivo de horticultura em um espaço próprio dentro da unidade prisional. Além de contribuir na reintegração social dos custodiados, a produção da horta beneficia diretamente instituições sociais do município.

O projeto está sendo desenvolvido pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), por meio da direção do presídio, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ivinhema e conta com o apoio da Câmara Municipal, secretarias municipais de Obras e de Agricultura, e da Igreja Batista.

De acordo com o vereador Adimilson Fotógrafo, a finalidade desse projeto é ressocializar os internos proporcionando alimentação saudável a entidades filantrópicas do município. As primeiras doações foram realizadas em março deste ano e já foi possível ampliar o número de instituições beneficiadas. Entre as entidades filantrópicas atendidas estão “Cantinho Bem-me-quer”; Escola Sagrado Coração; Hospital Regional Municipal; além de famílias carentes cadastradas pela Igreja Batista.

Para transmitir as técnicas necessárias de horticultura, a Igreja Batista disponibilizou um engenheiro agrônomo, que ensina as especificidades aos internos, de forma voluntária.

Segundo o diretor da unidade penal, Leôncio Elídio dos Santos Junior, a intenção é customizar, para que sejam definidos os tamanhos dos canteiros, economia de água no sistema de irrigação, evitar desperdício de adubo, entre outros.

“Com o apoio de muitos colaboradores conseguimos ampliar a produção e efetivar novas parcerias para oferecer uma oportunidade de reintegração social aos custodiados, que refletem em benefícios não só para a segurança da população do município, como também em ações sociais de atenção a pessoas carentes”, complementa Leôncio.

Ao todo, seis internos trabalham na horta e recebem remição de um dia na pena a cada três de serviços prestados, conforme estabelece a Lei de Execução Penal. Na horta são produzidos alface, couve, rúcula, almeirão, acelga, cheiro verde, cebolinha, salsa, berinjela, tomate, quiabo, abóbora, pimentão, pimentas malagueta e dedo de moça; além das ervas medicinais como boldo, cidreira e capim santo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.