Publicado em 17/01/2021 às 12:07, Atualizado em 17/01/2021 às 15:09

Ex-prefeito é multado por irregularidades na compra de ambulância em MS

Eronivaldo, de Fátima do Sul, foi condenado por falhas na aquisição de veículo em 2014

Da Redação, Ivi Hoje, Midiamax
Cb image default
Ex-prefeito foi condenado por irregularidade na licitação para comprar ambulância. (Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília)

O conselheiro Flávio Kayatt, do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul), multou em R$ 3.278,70 o ex-prefeito de Fátima do Sul, Eronivaldo da Silva Vasconcelos Junior, por conta de irregularidades em um pregão presencial de 2014 visando a compra de uma ambulância para o município.

O contrato 29/2014, no valor de R$ 53.272, também teve contestado 4 aditivos que previam a extensão do prazo de pagamento. Os problemas, conforme publicado na edição do Diário Oficial do TCE-MS de sexta-feira (15), aconteceram na licitação e assinatura do contrato e seus aditivos.

Acionado para se defender no decorrer do processo, o ex-prefeito não se manifestou, deixando o prazo correr.

A equipe de fiscalização do TCE-MS apontou que a documentação do certame não trazia o responsável pela Contabilidade municipal que autorizou a reserva de recursos, falta de prazo para assinar o contrato, e falta de habilitação de documentação sobre a regularidade fiscal e qualificação econômico-financeira de um dos concorrentes.

Com isso, o pregão presencial 6/2014 não teria atendido exigências de leis federais sobre contratação pública e regulamentos do próprio TCE-MS.

Quanto ao contrato em si, continha uma cláusula de prorrogação considerada genérica e sem fundamentação legal para as prorrogações. Além disso, a data de assinatura do instrumento de contrato (26 de maço de 2014) seria anterior à homologação e adjudicação do objeto ao vencedor da licitação.

Os termos aditivos previam a prorrogação da vigência do contrato por um mês, cada. Os dois primeiros foram remetidos fora do prazo ao TCE-MS, que ainda se encontrava ilegível. Já os dois últimos apenas estavam fora do prazo, sendo entregues em 8 de dezembro de 2014.

Ele acabou multado em 90 Uferms, 60 pelas irregularidades formais e 30 pela remessa intempestiva dos documentos ao tribunal. A decisão data de 30 de junho do ano passado.