Publicado em: 12/07/2025
Centro Integrado de Segurança Viária foi inaugurado em maio de 2024 para monitorar rodovias e ruas de MS
Em uma semana, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) recuperou três veículos clonados em Mato Grosso do Sul. A atuação contou com auxilio do Centro Integrado de Segurança Viária, que usa óculos tecnológicos e câmeras de segurança para o monitoramento.
O primeiro veículo recuperado foi uma caminhonete Fiat Strada Endurance, com registro de furto em São Paulo. O sistema de monitoramento identificou a caminhonete em Água Clara no sábado passado (5/7). A informação foi repassada às autoridades locais, que realizaram a abordagem e confirmaram a clonagem.
Já na segunda-feira (7), um Volkswagen Polo com registro de furto em Itatiba, interior de São Paulo, foi detectado pelas câmeras do Centro Integrado em Campo Grande. A Guarda Civil Metropolitana foi acionada e constatou que o veículo era clonado.
Na quinta-feira (10), mais um veículo clonado foi recuperado. A caminhonete Toyota Hilux SW4 furtada em 2023, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, foi identificada em Três Lagoas.
O Centro Integrado de Segurança Viária foi inaugurado em maio de 2024 para monitorar rodovias estaduais e vias urbanas de municípios parceiros. Em 2025, o sistema passou a integrar a plataforma do Ministério da Justiça e Segurança Pública, permitindo o rastreamento de veículos furtados, roubados, clonados ou com restrições judiciais de qualquer parte do Brasil que circulem em Mato Grosso do Sul.