Publicado em 10/06/2021 às 12:26, Atualizado em 10/06/2021 às 16:31

Com colapso na saúde e novas variantes, Secretaria de Saúde pede lockdown em Ivinhema e outras cidades de MS

Classificação altera toque de recolher e começa a valer a partir de sexta-feira, 11

Da Redação, Ivi Hoje, SubCom
Cb image default

Diante do colapso na saúde em todas as regiões de Mato Grosso do Sul, o comitê do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia) atualizou nesta quinta-feira (10) o mapa de risco para covid e colocou 43 municípios em grau cinza, ou seja, risco extremo de contaminação. Conforme a SES (Secretaria Estadual de Saúde), essas cidades devem adotar o lockdown, o funcionamento apenas de serviços essenciais.

A bandeira cinza é válida para as maiorias das cidades do Estado, confira!

Água Clara, Alcinópolis, Amambai, Anastácio, Antônio João, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Camapuã, Campo Grande, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Corumbá, Costa Rica, Deodápolis, Dourados, Fátima do Sul, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jardim, Juti, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nova Alvorada, Novo Horizonte do Sul, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sete Quedas, Sidrolândia, Terenos e Três Lagoas.

Cb image default

De acordo com o decreto publicado em Diário Oficial desta quinta-feira (10), levou-se em consideração pedido dos prefeitos realizado em reunião na Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) em que os gestores pediram medidas mais restritivas para conter o avanço da pandemia no Estado, que ocupa há mais de uma semana o posto de estado com maior aumento percentual na média móvel de mortes do país.

O comitê destaca, ainda, a falta de leitos, considerando que em todas as regiões do estado há ocupação global acima de 90% para pacientes com SRAG/Covid. Dessa forma, o decreto endureceu as regras de classificação e colocou um grau mais alto de risco para os municípios.

Além disso, o decreto estabelece várias faixas de horários para o toque de recolher, conforme a classificação do município, da seguinte forma:

Bandeira amarela e laranja: a partir das 22h às 5h

Bandeira vermelha: 21h às 5h

Bandeira cinza: 20h às 5h.