Publicado em: 17/09/2025
Na 28ª sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada na segunda-feira (15), a vereadora Lucimar Oliveira (MDB) fez indicação ao Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, solicitando que seja realizado estudos visando disponibilização de um ônibus mais adequado e confortável para o deslocamento da Banda Municipal em viagens para outras cidades.
“Esta indicação é de extrema importância para o bem-estar e a segurança de nossas crianças e jovens alunos. Embora simples, trata-se de uma medida essencial para garantir melhores condições nos deslocamentos da banda municipal de Ivinhema para outras cidades. Atualmente, o ônibus utilizado pelos alunos não atende as condições mínimas de conforto e segurança. O veículo não possui espaço suficiente. Alunos são obrigados a viajar em locais totalmente inadequados, chegando até a se sentar no painel da frente do ônibus.
Além disso, os instrumentos de percussão são transportados no colo dos músicos comprometendo tanto a segurança quanto a integridade dos instrumentos. Ressalta-se ainda que o ônibus não possui bagageiro, agravando ainda mais a situação. Diante disso, faz-se necessário a disponibilização de um transporte mais adequado, que ofereça melhores condições aos integrantes da banda, porque esses alunos merecem viajar com segurança, conforto, dignidade para que possam continuar levando a música e a cultura a todos os lugares sem risco ou desconfortes desnecessários.
Essa indicação eu iria apresentar ela na semana passada, mas a pedido eu retirei de pauta e deixei para essa semana, porque na verdade é muito fácil, é muito bonito mostrar vídeos das conquistas que a banda teve, difícil é mostrar a maneira, o transtorno que foi para eles chegarem até lá. Sei que a nossa cidade tem ônibus mais confortável, com bagageiro.
Eu recebi, poderia até mostrar para vocês, mas eu acho que não vem o caso, mais de 40 pessoas dentro daquele micro ônibus totalmente desconfortável, os alunos com os instrumentos no colo, o banco que é para dois passageiros e até quatro, três, quatro passageiros no mesmo assento. Então eu acho que nós não devemos mostrar só os pontos positivos, a gente tem que mostrar o que tem de negativo também. Então eu espero que o secretário de cultura mostre também os pontos bons e que me permita a criticar os pontos negativos.
E eu espero que providencia seja tomada para que os nossos alunos não conquistem as medalhas, as premiações, mas que chegam com conforto e segurança até o local”, justifica Lucimar.