Publicado em 02/06/2020 às 11:35, Atualizado em 02/06/2020 às 18:41

Ivinhema - Confira os trabalhos desenvolvidos pelo Poder Legislativo; Seções Ordinárias ocorrem nas noites de segunda-feira

Informativo da Câmara Municipal de Ivinhema

Da Redação, Ivi Hoje, ACMI
Cb image default

Confira os trabalhos desenvolvidos pelos vereadores da Câmara Municipal de Ivinhema. As matérias são de responsabilidade da assessoria de imprensa do Poder Legislativo.

Ivonete Mendonça requer emenda para aquisição de Cinco respiradores para o Hospital Municipal

Cb image default

Na sessão desta ultima segunda-feira a vereadora Ivonete Mendonça apresentou requerimento solicitando a mesa diretora que seja encaminhado expediente ao Deputado Federal Luiz Alberto Ovando objetivando que seja desenvolvido esforços na destinação de recursos através de emenda parlamentar para aquisição de 5 respiradores pulmonares para atender o hospital Municipal de Ivinhema.

Segundo a vereadora o objetivo desta reivindicação é garantir proteção a nossa população neste momento de enfrentamento ao Novo Coronavírus.

Atualização do LTCAT

Através de mais um requerimento de sua autoria a vereadora Ivonete Mendonça encaminhou expediente Ao Prefeito Eder Uilson França Lima com cópia a secretária de finanças Nidia Natachi Penteado solicitando que promovam esforços no sentido de viabilizar a atualização do LTCAT –Laudo técnico das condições ambientais do trabalho objetivando regularizar as áreas de risco dos profissionais da administração, bem como o PPP- Perfil Profissiográfico Previdenciário.

Ivonete afirmou em sua justificativa que a proposta se justifica pela necessidade do município promover a atualização o LTCAT que é um documento determinante na hora da concessão da aposentadoria especial e que tem como objetivo identificar as exposição destes agentes prejudiciais a saúde ou integridade física do trabalhador e que embasa o preenchimento do formulário do PPP Perfil Profissiográfico Previdenciário documento fundamental para comprovação da exposição aos agentes nocivos a Saúde.

Cb image default

Marcio Alves quer a reforma do Prédio da antiga Vaca Mecânica e que no local seja instalado o CRAS para atender as famílias da localidade

O vereador Marcio Alves apresentou indicação nesta ultima segunda-feira endereçada ao prefeito Eder Uilson França Lima com cópia a secretária de Finanças Nidia Natachi Penteado e a secretária de Assistência Social Mary Midori Sasada e ao secretario de Obras Adalberto Frésca solicitando que sejam desenvolvidos esforços no sentido de promover a reforma do prédio da antiga Vaca Mecânica e que seja instalado o CRAS; Centro de Referencia e Assistência Social, afim de atender as famílias que residem na Localidade.

Segundo o vereador essa medida tem o objetivo de atender as famílias que residem naquela localidade.

Marcio afirmou ainda que aquele é um local estratégico e que possui um grande numero de famílias que necessitam da instalação de uma unidade do CRAS.

Iluminação Publica na Estrada PV 7

Marcio Alves também voltou a reivindicar através de indicação endereçada ao Prefeito Eder Uilson França Lima e ao Secretário de Obras Adalberto Frésca solicitando que promovam a instalação de Iluminação Publica na estrada PV7 via de acesso ao Bairro Ecopark.

Marcio afirmou que esta reivindicação visa atender aos anseios da população que necessita utilizar a estrada PV7, via fundamental para o deslocamento dos moradores do referido Bairro ao centro da cidade para desenvolverem suas atividades cotidianas, proporcionando assim maior segurança aquela população.

Cb image default

Gersinho da Saúde cobra agilidade na entrega dos terrenos do Polo empresarial

Buscando uma explicação objetiva para os empresários que sempre o procuram em busca de informações a respeito da situação dos terrenos do Polo Empresarial José Mendonça da Silva o vereador Gersinho da Saúde apresentou indicação nesta ultima segunda-feira endereçada ao Prefeito Eder Uilson França Lima com cópia a Secretária de Habitação Tereza Osmarina solicitando que promovam agilidade na entrega dos terrenos do Pólo Empresarial José Mendonça da Silva.

Gersinho afirmou que vem sendo procurado constantemente por empresários da cidade que anseiam com a aceleração deste processo para que possam assim sair do aluguel e até mesmo expandir seus empreendimentos gerando assim mais empregos e receita para o município.

Cb image default

Claudião da Saúde requer Terreno para construção da Sede da Associação dos Produtores do Distrito de Amandina

Objetivando oferecer melhores condições para que os Produtores Rurais do Distrito de Amandina possam desenvolver suas atividades, o vereador Claudiao da Saúde apresentou requerimento nesta ultima segunda-feira endereçado ao Prefeito Eder Uilson França Lima solicitando que o chefe do executivo promova esforços no sentido de viabilizar a doação de um terreno para a construção da Sede da Associação dos Produtores do Distrito de Amandina.

Segundo Claudião esta reivindicação visa atender as necessidades da Associação dos pequenos produtores do Distrito de Amandina.

Uma Caminhonete para atender a comunidade do Assentamento São Sebastião

Em mais um requerimento de Sua autoria o vereador Claudião da Saúde encaminhou expediente ao Secretário Estadual de Saúde Geraldo Resende solicitando que o mesmo promova esforços no sentido de viabilizar a aquisição de um veículo tipo Caminhonete de 4 portas afim de atender a comunidade do Assentamento São Sebastião.

Claudião afirmou em sua justificativa que este veículo vai atender as necessidades dos moradores do Assentamento São Sebastião no deslocamento para a cidade em busca de serviços essenciais como saúde e outros.

Cb image default

Professor Eduardo pede atualização das vagas do Programa Vale Renda

Demonstrando preocupação principalmente com os que mais precisam e com o grande numero de famílias que deixaram de ser atendidas, o vereador Professor Eduardo apresentou requerimento endereçado a Deputada Federal Roseane Modesto de Oliveira com cópia ao Deputado Estadual Rinaldo Modesto de Oliveira e ao prefeito Eder Uilson França Lima solicitando que promovam esforços no sentido de consentir a atualização das vagas do programa Vale Renda para o Município de Ivinhema.

Professor Eduardo explicou que o Vale Renda é um programa que tem o objetivo de desenvolver ações voltadas para as famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Hoje nos deparamos com uma grande demanda de famílias que se enquadram no programa em média 167 famílias foram desligadas do programa Vale Renda e neste período de enfrentamento das consequências do Novo Coronavirus a falta desta auxilio financeiro limita as famílias no atendimento as necessidades mais básicas principalmente aquelas que se encontram em dificuldades finalizou Professor Eduardo.

Cb image default

Estefan volta a pedir calçamento em volta da Praça de eventos

Na sessão desta ultima segunda-feira o vereador Estefan voltou a reivindicar o calçamento completo na Praça de eventos. Segundo o vereador já faz tempos que ele vem cobrando esse calçamento e é feito apenas um patrolamento no local o que não atende as necessidades dos frequentadores do local.

Seria muito importante que aquela área fosse totalmente calçada para que os amantes das corridas e caminhadas possam praticar seus exercícios com mais tranquilidade e segurança finalizou Estefan

Estefan solicita Traffic Calming na Avenida José Correia da Silveira

Preocupado com a maneira em que o transito está se desenvolvendo naquela localidade é que o vereador Estefan apresentou indicação nesta ultima segunda feira endereçada ao Prefeito Eder Uilson França Lima com cópia ao Dr João Paulo Hidalgo de Moraes Diretor do DEMTRIVI solicitando que sejam instalados Traffic Calming na Avenida José Correia da Silveira antiga Av. São Salvador na altura do Numero 173.

Segundo o vereador Estefan é muito importante que sejam tomadas estas medidas para limitar e reduzir a velocidade dos carros naquela localidade proporcionando assim mais segurança aos moradores e de todos que por ali transitam especialmente pedestres e ciclistas.

Cloroquina para o acesso de pacientes com Covid – 19

Estefan ainda apresentou mais uma indicação esta endereçada ao Prefeito Eder Uilson França Lima com cópia a Secretária de Saúde do Município Sonia Aparecida Henrique Dias Garção solicitando que disponibilize o medicamento Hidroxicloroquina/Cloroquina para ampliar o acesso de pacientes com CODID-19 ao tratamento medicamentoso precoce ou seja nos primeiros dias de sintomas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) Seguindo o protocolo do Ministério da Saúde.

Estefan afirmou em sua justificativa que o Ministério da Saude divulgou na ultima quarta feira 20/05 as orientações para ampliar o acesso de pacientes com COVID-19 Ao tratamento medicamentoso precoce, ou seja nos primeiros dias de sintomas no âmbito do Sistema Único de Saúde. O documento traz a classificação dos sinais e sintomas da doença que pode variar de leve a grave; e a orientação para a prescrição a pacientes adultos de dois medicamentos associados a Azitromicina; a Cloroquina e o sulfato de Hidroxicloroquina.

A escolha do melhor tratamento para a doença pode varias de acordo com os sinais e sintomas e a fase em que o paciente se encontra.

Estefan afirmou ainda que esses dois medicamentos já eram indicados para casos graves, hospitalizados segundo a Agencia de Noticias do Senado Federal.

Cb image default

Dr Róbinson quer caminhão Pipa para desinfectar ruas e Avenidas da Cidade e reabertura de novo prazo para inscrição do concurso Publico

O vereador Dr Róbinson Castilho apresentou indicação nesta ultima segunda-feira endereçada ao Prefeito Eder Uilson França Lima com cópia a Secretaria de Saúde Sonia Parecida Dias Henrique Garção e aos membros da comissão de acompanhamento prevenção e tratamento do Novo Coronavírus para que utilize parceria junto a Adecoagro Vale do Ivinhema por meio de cedência de um caminhão Pipa afim de desempenhar serviços de desinfecção das ruas e avenidas da cidade, bem como de hospitais, rodoviária, presidio e prédios públicos visando o combate e prevenção ao Covid-19.

Segundo Dr Róbinson esta reivindicação visa implementar praticas de efetiva prevenção e combate ao Covid-19 uma vez que em locais de grande circulação o vírus se prolifera mais rapidamente e a partir daí a contaminação passa a ser comunitária. Também existe a possibilidade de pessoas de fora da cidade que andam pelo comércio local serem portadores do vírus e assim acreditamos que a desinfecção semanal dos locais públicos é um meio eficaz ao combate do Covid-19 finalizou Dr Róbinson.

Dr Róbinson pede reabertura de novo prazo para inscrição de concurso Publico

Dr Róbinson ainda apresentou indicação endereçada ao Prefeito Eder Uilson França Lima com cópia a secretária de administração e finanças Nidia Natachi Penteado e a Sra Ana Cristina Bortolasse presidente da comissão de concurso publico da Prefeitura Municipal de Ivinhema a fim de reabrir novo prazo de inscrição em razão da suspenção do concurso por conta do Covid-19 visando a possibilidade aos que não se inscreveram na época concorrerem a uma das vagas possuindo agora maior tempo de estudo e preparação além da divulgação do calendário do certame.

Segundo o vereador o motivo de sua indicação é beneficiar aqueles que por motivos diversos não fizeram na época inscrição ao concurso publico municipal além do que o atual cenário possibilita os candidatos terem mais tempo de estudo e preparação, afirmou Dr Róbinson Castilho.

Cb image default

Juliano Ferro quer alteração no decreto 170 para que estabelecimentos funcionem até a meia noite

O vereador Juliano Ferro apresentou indicação nesta ultima segunda feira endereçada ao Prefeito Eder Uilson França Lima solicitando que seja alterado o Decreto 170 de 23 de março de 2020 em seu artigo 2º estendendo o toque de recolher até meia noite.

O Decreto 170 de 23 de março de 220 em seu artigo 2º estabelece o toque de recolher das 21h00 As 5h00 do dia seguinte.

Segundo Juliano, diante do horário estabelecido pelo decreto e os prejuízos que vem sendo gerados devido a quarentena, empresários do setor de alimentação pedem que seja estendido o toque de recolher para meia noite na expectativa de que com a alteração os consumidores voltem a frequentar os estabelecimentos.

Bancada do PSDB de Ivinhema pede que sejam revistas Taxas do Lixo e Iluminação Publica

Cb image default

Através de reivindicação em conjunto os vereadores que compõem a bancada do PSDB de Ivinhema que é formada por Adimilson Fotógrafo, Claudião da Saúde, Professor Eduardo, Ivonete Mendonça e Marcio Alves assinaram requerimento endereçado ao prefeito Eder Uilson França Lima com cópia a Secretária de Administração e Finanças Nidia Tatachi Peteado solicitando que sejam desenvolvidos estudos no sentido de rever a cobrança da taxa de coleta tratamento e disposição final de resíduos sólidos domiciliares bem como rever os calores referentes a contribuição para custeio do serviço de iluminação Publica- COSIP.

Na justificativa os vereadores afirmaram que o presente requerimento tem por finalidade solicitar do poder publico rever os valores na cobrança da taxa de coleta taxa de coleta tratamento e disposição final de resíduos sólidos domiciliares bem como rever os valores referentes a contribuição para custeio dos serviços de iluminação publica cobrados na fatura de conta de energia elétrica para custeio das despesas com a gestão dos ativos de iluminação.

A iniciativa dos vereadores vem de encontro com a situação de calamidade decretada para o enfrentamento da pandemia do Coronavírus.

A população vem enfrentando sérias dificuldades, muitos por falta do emprego, outros por ter diminuído seus rendimentos enfim todo mundo esta sofrendo as consequências, por isso estamos lutando para que o chefe do executivo possa analisar com carinho e estudar a possibilidade de rever esses valores afirmou o presidente da casa de leis vereador Adimilson Fotógrafo.