Publicado em 10/02/2020 às 11:50, Atualizado em 10/02/2020 às 14:59

PMA prende e autua assentado com armas, armadilhas de caça, tucanos abatidos e por exploração ilegal de madeira

Ambiental de Aquidauana autuou o infrator de 60 anos em R$ 28 mil, ele estava com cinco armas, três armadilhas de caça, seis tucanos abatidos e com madeira ilegal

Da Redação, Ivi Hoje, PMA
Cb image default

Policiais Militares Ambientais de Aquidauana realizavam fiscalização ambiental no ultimo sábado (8) à tarde, na região do assentamento Indaiá III, a 40 km da cidade e prendeu um assentado por várias infrações e crimes ambientais. Os policiais localizaram na área de reserva legal coletiva do assentamento (área protegida), duas áreas de desmatamento e exploração de madeira, além de girau de espera, ceva e armadilhas de captura de animais silvestres armadas na mata.

Os ambientais seguiram a batida e vestígios do arraste na retirada da madeira e chegaram ao lote 36, na residência do autor dos crimes. No pátio do lote, nas proximidades da casa, foram encontradas toras de madeira da espécie angico, uma motosserra, e madeira serrada retirada da área de reserva legal do assentamento, além de três armadilhas de caça de ferro, do tipo normalmente utilizado para captura de tatus.

Cb image default
Tora de madeira apreendida.

O infrator confessou os crimes e em sua residência foram encontradas seis cabeças de aves silvestres da espécie tucano, que o assentado havia abatido, além de quatro rifles de caça calibre .22 e 126 munições do mesmo calibre, uma espingarda calibre .28 e dois cartuchos carregados do mesmo calibre e duas garrafas contendo chumbo para recarga artesanal de munições, tudo sem documentação. A madeira, motosserra, armadilhas, armas e munições foram apreendidas.

O infrator de 60 anos, residente no assentamento, recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Aquidauana, onde foi autuado em flagrante e responderá por crime ambiental de caça ilegal, com pena prevista de seis meses a ano de detenção, por exploração ilegal de madeira em área protegida, com pena prevista de um a três anos de detenção e por posse ilegal de arma de fogo, cuja pena é de um a três anos de detenção.

Ele também foi autuado administrativamente e multado em R$ 28 mil reais pelas infrações. As multas ambientais serão julgadas pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).