Publicado em 12/07/2020 às 19:54, Atualizado em 12/07/2020 às 23:00

Ambiental fiscaliza embarcações, apreende redes, espinheis, anzóis de galho e solta os peixes nos Rios Brilhante e Dourados

Da Redação, Ivi Hoje, PMA
Cb image default

Durante fiscalização fluvial nos rios Dourados e Brilhante ontem e hoje (12), visando à prevenção à pesca predatória, Policiais Militares Ambientais de Dourados fiscalizaram 11 embarcações de pescadores amadores e profissionais e 15 pessoas que pescavam de barranco e apreenderam diversos petrechos de pesca ilegais nos dois rios.

Cb image default

Os pescadores abordados pescavam legalmente, porém, a equipe localizou e retirou dos rios, três cordas de espinheis com 20 anzóis cada um, cinco redes de pesca com malha de 14 centímetros, com comprimentos de 10 a 70 metros, perfazendo aproximadamente 200 metros, além de 26 anzóis de galho (petrechos proibidos), que estavam armados nos cursos d’água.

Durante a retirada dos petrechos, em torno de 6 kg de pescado que estavam presos aos petrechos ilegais foram soltos nos rios.

Fiscalizações preventivas dessa natureza são fundamentais para a prevenção à pesca predatória, tendo em vista o grande poder de captura e depredação dos cardumes, dos petrechos proibidos de pesca como esses retirados dos rios pelos policiais.

Além disso, há grande dificuldade de deter os autores, pois tais petrechos são armados em curto espaço de tempo e os pescadores não permanecem no rio durante a pesca, fazendo somente a retirada dos peixes, também em tempo bastante curto.