Publicado em 23/09/2019 às 20:27, Atualizado em 24/09/2019 às 00:31

Internautas se mobilizam para barrar aumento de vereadores em Nova Andradina

Promessa é de a Câmara Municipal estar totalmente lotada no próximo dia 1º de outubro. Pressão popular será usada como estratégia para tentar barrar projeto

Da Redação, Jornal da Nova
Cb image default
Fachada da Câmara Municipal de Nova Andradina

Desde a aprovação em primeiro turno, por 10 a 3, do projeto que aumenta de 13 para 15 o número de vereadores de Nova Andradina, internautas tem se mobilizado pelas redes sociais para tentar barrar o projeto, que passará por uma segunda votação no próximo dia 1º de outubro.

Conforme adiantado pela reportagem, desde 2015 é que Nova Andradina possui o número mínimo de habitantes (50 mil) para possibilitar o aumento das cadeiras, conforme estabelece a Constituição. No entanto, para entrar em vigor, é necessária a aprovação de uma emenda, em duas votações.

Depois de os vereadores da última legislatura se absterem de apreciar a mudança, que valeria para as eleições de 2016, os atuais decidiram colocar o projeto em votação no último sábado (21), em sessão extraordinária. Os únicos contrários foram Quemuel de Alencar (PDT), Marião da Saúde (PR) e Deildo Piscineiro (PSDB).

No sábado, antes da votação, o vereador Ricardo Lima (DEM) afirmou à reportagem local, que o projeto teria que ser votado em sessão extraordinária devido à viagem dos parlamentares a Brasília, que adiou a sessão da última semana, e também por conta do calendário eleitoral.

Como as eleições do ano que vem ocorrerão no dia 6 de outubro, a proposta deveria ser aprovada e sancionada até um ano antes do pleito. Para isso, ela deveria ser apreciada em primeira votação, para então tramitar por dez dias nas comissões permanentes, para só então voltar a ser deliberada em plenário, no dia 1º de outubro.

Caso seja aprovada em segundo turno, as duas vagas criadas valerão para as eleições de 2020. Atualmente, cada vereador do município recebe um subsídio mensal no valor de R$ 10 mil, além de contarem com dois assessores comissionados em cada gabinete parlamentar.