Publicado em: 04/10/2025
Confira se seu problema na internet pode ser resolvido sem a necessidade de assistência
Não há nada mais incômodo do que precisar fazer algo importante a rede de Wi-Fi travar ou estar lenta. Problemas como o excesso de dispositivos, de extensores de sinal e o posicionamento do roteador podem ser alguns dos motivos da falha de conexão.
Algumas questões podem ser resolvidas pelo próprio usuário sem ter que chamar — e esperar — a assistência técnica do serviço. Veja abaixo uma lista de problemas e soluções para problemas de conexão de Wi-Fi.
"Muitas vezes, a lentidão da internet está relacionada a situações que podem ser corrigidas com ajustes simples no uso diário, feitos pelo próprio usuário, sem a necessidade de contratar um serviço adicional ou atualizar seu plano de dados. Pequenas mudanças, como reposicionar o roteador ou gerenciar a quantidade de dispositivos conectados, já otimizam o desempenho da rede", explicou Marcelo Letti, diretor técnico da Unetvale, empresa que forneceu informações para essa matéria.
Posicionamento do roteador
O aparelho deve ficar em um ponto central da casa, longe de dispositivos que possam afetar seus sinal e com o menor número de barreiras possível dos lugares onde a conexão deve chegar.
A tecnologia Wi-Fi, em sua maioria, opera com base em ondas de rádio que se enfraquecem ao atravessar materiais como concreto, metal e até madeira. Em apartamentos com estrutura reforçada, por exemplo, é comum que o sinal seja forte em um cômodo e praticamente nulo em outro.
Equipamentos eletrônicos que operam na mesma frequência do Wi-Fi, como micro-ondas, telefones sem fio e até babás eletrônicas podem gerar interferência no sinal, prejudicando a estabilidade da internet.
Excesso de dispositivos
O número de pessoas e aparelhos conectados simultaneamente também influencia no desempenho. Em uma casa com vários moradores utilizando smartphones, notebooks, TVs e videogames ao mesmo tempo, o roteador pode ter dificuldade para distribuir a banda de forma equilibrada, especialmente se o plano contratado for de baixa velocidade.
Alternar os aparelhos entre as bandas — 2,4 GHz e 5 GHz — pode ajudar na rapidez da conexão do Wi-Fi.
Uso de extensores de sinal
Apesar de necessários em espaços muito grandes, muitos dispositivos conectados na mesma rede podem prejudicar o desempenho da internet.
A solução é investir em um roteador mais potente ou adotar o sistema de mesh — que, ao invés do aparelho tradicional que transmite sinal a partir de um único ponto, usa vários dispositivos (nós ou “nodes”) interconectados que trabalham juntos para criar uma rede unificada.
Necessidade de manutenção
Roteadores antigos ou de baixa qualidade não conseguem aproveitar toda a capacidade da internet atual, mesmo que o plano oferecido pela operadora seja de alta velocidade.
Se o aparelho estiver obsolteto, especialmente se for um dos modelos com mais de cinco anos, é recomendável considerar a substituição por um aparelho mais moderno. Dispositivos com suporte a padrões mais recentes, como Wi-Fi 5 ou Wi-Fi 6, entregam melhor desempenho, segurança e alcance.
Falta de segurança
Deixar a rede sem senha ou com palavras-passe fracas permite que várias pessoas não autorizadas se conectem e sobrecarregue o Wi-Fi, gerando lentidão e ineficiência da internet.
*Com informações de Alice Labate, do Estadão Conteúdo