Portal Ivi Hoje #7Anos Informação a um clique! 22:19

Turista norte-americano é morto a flechadas em ilha remota na Índia

Região é habitada por uma tribo isolada e acesso é proibido. Homem teria tentado chegar à ilha duas vezes com ajuda de pescadores

Cb image default
Sentineleses vivem isolados em ilha protegida por lei na Índia

Um turista norte-americano foi morto a flechadas ao desembarcar em uma ilha remota na Índia, cujo acesso é proibido para evitar o contato de outros povos com uma tribo indígena que vive isolada na região. As informações são da rede de TV norte-americana Fox News.

De acordo com o relato de pescadores, o homem teria usado uma canoa para desembarcar sozinho em uma das praias da Ilha Sentinela do Norte, que faz parte do território das Ilhas de Andamão e Nicobar, na costa da Índia.

Na ilha, vivem os sentineleses, um povo de caçadores-coletores que vive em isolamento total.

As leis indianas protegem as tribos indígenas e suas culturas, por isso o acesso à ilha é totalmente restrito.

Recebido com flechas

Segundo as testemunhas, assim que o homem desceu na praia, flechas voaram na direção dele.

Ainda assim, ele continuou andando em direção aos representantes da tribo, até cair. Os pescadores dizem ter visto o homem ser amarrado pelo pescoço e arrastado pela praia.

Esta teria sido a segunda vez que o homem teria tentado chegar à ilha. Há uma semana, ele pediu carona aos pescadores para chegar até uma das praias, mas não foi possível.

Dois dias depois, ele pegou novamente carona, mas desta vez foi equipado com uma canoa. Ele desceu a certa distância da praia e foi remando sozinho.

Os sete pescadores que deram carona ao norte-americano estão presos, por facilitar o acesso à ilha.

Jornais locais identificaram o homem como sendo um missionário de nome Johan Allen Chau, informa a agência de notícias britânica BBC News.

Sentineleses vivem isolados

Os sentineleses são conhecidos por suas reações violentas ao contato com outros povos.

Após o grande tsunami de 2004, as autoridades estavam preocupadas com a situação da tribo, já que a Ilha Sentinela do Norte havia sido duramente atingida pelas ondas gigantes.

O avião que tentou fazer o reconhecimento do local após o desastre foi recebido com flechadas.

Há relatos anteriores de turistas desavisados e pescadores que chegaram à ilha e também foram mortos.

Os sentineleses sequer mantêm contato com povos vizinhos, como os jarawa. A língua sentinelesa ainda não foi classificada, pois ela não tem correspondência nem com a forma de falar de outras tribos locais.

Acredita-se que os sentineleses ainda vivam de acordo com modos e costumes do período paleolítico, também conhecido como Idade da Pedra Lascada.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.