Saiba como se proteger de aplicativos que espionam o celular

Stalkerwares roubam fotos, vídeos e interceptar mensagens sem levantar suspeitas e podem ser encontrados até nas lojas oficiais de app

Cb image default

No ano passado, oito aplicativos contaminados com vírus stalkers foram encontrados disponíveis para download na loja de aplicativos da Google, Playstore, segundo levantamento da Avast. No total, eles foram baixados mais de 140 mil vezes. O tema de proteção de dados é recorrente e aprender como se proteger necessário. Confira cinco dicas para identificar se seu dispositivo foi infectado e, principalmente, como se proteger

O que é stalkerware?

O stalkerware é um software antiético que permite que os cibercriminosos consigam rastrear a localização de uma pessoa, acessar fotos e vídeos, interceptar e-mails e mensagens, assim como escutar ligações telefônicas e gravar disfarçadamente as conversas.

Não clique em links ou arquivos incomuns

Caso receba mensagens incomuns por meio das mídias sociais, e-mails ou textos, como mensagens exigindo um pagamento ou incentivando clicar em um link, isso pode ser um alerta sinalizando de que você é um alvo.

Cuidado com os links

Não clique em nenhum link e não faça o download de arquivos anexados a qualquer mensagem que você não tem certeza de que é confiável, pois podem ser iscas para fazer você a clicar em um link que executa o download de um stalkerware. Lembre-se de que os criminosos também podem falsificar o nome ou o endereço de e-mail do remetente para induzi-lo a pensar que a mensagem é de alguém que você conhece.

Verifique as configurações de segurança

Se você perceber que as configurações do seu dispositivo móvel foram alteradas sem o seu consentimento pode ser um outro sinal de que ele pode ter sido comprometido. Os indicadores de que o stalkerware foi instalado incluem o acesso para baixar aplicativos fora da Apple App Store ou do Google Play Store, demonstrando que o seu dispositivo foi desbloqueado pelo método 'jailbroken' para instalar o software.

Certifique se as únicas fontes das quais os aplicativos podem ser baixados para o seu telefone são legítimas. Caso possua um telefone Android, verifique se a opção 'fontes desconhecidas' nas configurações de segurança não está ativada.

Procure por aplicativos estranhos

Se você suspeitar que o stalkerware está instalado, verifique se há algum app instalado no seu dispositivo móvel que você não reconheça e exclua-o. Também é importante atualizar o sistema operacional para a última versão se ainda não o tiver feito, pois isso geralmente inclui as atualizações mais recentes de segurança para o seu dispositivo. Certifique-se ainda de usar um antivírus capaz de verificar em segundo plano os aplicativos suspeitos.

Altere suas senhas

Se você suspeitar que o seu dispositivo foi comprometido, altere o código PIN do dispositivo e as senhas das suas contas online mais importantes,incluindo a de e-mail e mídias sociais. A ativação da autenticação de dois fatores nas suas contas de e-mail adicionará uma camada extra de proteção de segurança. Executar uma redefinição de fábrica no dispositivo móvel, também pode ajudar a remover algumas formas de stalkerware.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.