Publicado em 01/02/2020 às 22:32, Atualizado em 20/08/2022 às 17:18

“Top Five” Ivi Hoje - Confira os assuntos mais lidos da semana

Caso sobre “médico preso” e “boca de fumo fechada” está entre as mais lidas

Da Redação, Ivi Hoje,

Se a semana foi agitada e o mês de janeiro passou que você nem percebeu, aproveite agora internauta para ficar por dentro dos assuntos mais lidos por aqui. Confira o Top 5 do Portal Ivi Hoje nos últimos sete dias.

Cb image default

Na tarde da ultima terça-feira (28), a Policia Militar Ambiental de Batayporã esteve no município de Ivinhema e embargou a atividade de uma empresa de pulverização de agrotóxico por irregularidades no uso dos agrotóxicos e combustíveis e na licença. A fiscalização ocorreu em uma empresa de aviação agrícola instalada na Gleba Vitória e foi autuada por falta de licença e por falta de cuidados em manipulação de produtos perigosos.

Cb image default

A empresa, com sede em São Gabriel do Oeste, prestadora de serviços montou suas instalações em Ivinhema para prestação de serviço de pulverização de agrotóxicos com aeronave e, durante vistoria ao empreendimento, os policiais constataram que o pátio para lavagem das aeronaves não possuía estação de tratamento dos restos de agrotóxicos das embalagens e, consequentemente a água e resíduos eram lançados diretamente à uma fossa séptica sem tratamento.

No local vistoriado foi localizado um tanque de combustível com 11.000 litros de querosene de aviação que estavam armazenados em desconformidade com a legislação vigente e não havia licença do órgão ambiental para trabalho naquela área. Diante das irregularidades o pátio para lavagem dos aviões foi embargado e a empresa teve suas atividades parcialmente suspensas, assim como o combustível armazenado sem licenciamento foi apreendido e a bomba de abastecimento lacrada.

Os proprietários foram notificados a apresentarem projeto de adequação quanto às irregularidades, saiba mais

Ivinhema - Primeiro plantio comercial com semente de cana acontece na Adecoagro

Cb image default
A usina localizada em Ivinhema, realizará as primeiras áreas de plantio comercial do Emerald, a semente artificial de cana desenvolvida pela Syngenta 

A Syngenta realiza as primeiras áreas de plantio comercial do EMERALD. A usina Adecoagro (de Ivinhema) recebe dez dos primeiros hectares comerciais da nova tecnologia, que transformará o modo de plantio da cana-de-açúcar, uma das principais culturas brasileiras. Trata-se de uma muda encapsulada, pronta para ser plantada, exatamente como se faz nas culturas de cereais. A técnica dispensa a necessidade de área destinada às mudas, que em algumas unidades chega a comprometer grandes extensões da área de produção. O produto, desenvolvido no centro de pesquisa e desenvolvimento da Syngenta, em Itápolis, traz tecidos vegetativos sadios e vigorosos, encapsulados em um sistema recoberto por uma cera, simplificando o processo de plantio da cana em todas as suas etapas.

Cb image default
Brotação da semente de cana Emerald.

A primeira área comercial faz parte dos mais de 800 hectares do produto negociados, em junho de 2019, com 25 grupos sucroalcooleiros, que representam 75% da área total de usinas do Brasil e serão os primeiros a testarem em larga escala a nova tecnologia. “O Emerald simplifica todas as etapas da produção, tornando o processo mais enxuto, eficiente, lucrativo e sustentável. Os gastos com investimento e operação chegam a ser reduzidos em 90%”, destacou, “Trabalhamos com as principais variedades de cana existentes no mercado. A expectativa é que em 10 anos as sementes artificiais estejam em 30% de toda a área plantada das usinas”.

A movimentação da operação de plantio se resume a um caminhão-prancha carregando um trator já acoplado a uma plantadora, mais as sementes Emerald. Trator e plantadora são descarregados, a plantadora recebe as sementes e o plantio começa. A plantadora tem um 1/3 do tamanho de uma plantadora convencional e o dobro da velocidade, planta 1 hectare por hora. O plantio, em duas linhas, acontece de forma bem uniforme. A máquina é georreferenciada, vem com tecnologia embarcada, que possibilita, por exemplo, contar quantas sementes são depositadas no solo.

A plantadora tem um 1/3 do tamanho de uma plantadora convencional e o dobro da velocidade, planta 1 hectare por hora

O Emerald não é direcionado para o plantio de viveiros de cana-muda, a tecnologia é posicionada para plantio comercial. Ou seja, a semente é plantada e 13, 14 meses depois é colhida e segue para a indústria. “Em um plantio convencional, além do longo tempo de processo que vai do plantio de viveiro, até a industrialização (cerca de três anos), ainda tem a questão de logística, de transportar a cana das áreas de viveiro para as áreas de formação de canaviais comerciais, que pode muitas vezes chegar a 50 quilômetros de distância. Essa operação envolve uma enorme estrutura de caminhões, tratores, máquinas, pessoas...Com o Emerald é tudo mais simples”, diz Amaral. Saiba mais.

Ivinhema – Policia conclui inquérito e médico é indiciado por estupro de vulnerável; ele contínua preso

Cb image default
Médico é suspeito de abusar sexualmente da ex-enteada de 9 anos, em Ivinhema.

A Policia Civil concluiu na ultima sexta-feira (31) o inquérito que investiga abusos sexuais a uma menina de 9 anos, em Ivinhema.

O suspeito é um medico de 59 anos que esta preso. “foi indiciado por estupro de vulnerável”, afirma a Delegada Gabriela Violin.

De acordo com a delegada, o médico nega os abusos, A reportagem tentou contato com a defesa dele, porém, até a publicação desta reportagem não obteve retorno.

O homem foi preso na semana passada, depois que a criança reclamou de dores nos órgãos genitais e contou para a avó sobre os abusos.

Exames médicos constataram lesões compatíveis com estupro. A policia e o Conselho Tutelar foram então acionados.

A menina disse que os abusos aconteciam há um ano, sendo o último no fim de semana anterior a prisão. Seguindo relatos da criança à avó, o ex-padrasto amassava um comprimido na pia e colocava no ‘Toddynho’ dela, para que tomasse antes de dormir. Ela ficava sonolenta e era estuprada.

Segundo a política, a relação entre a menina e o padrasto sempre foi de pai e filha, não havendo motivos para que parentes desconfiassem de abusos. O suspeito tem ainda uma filha em comum com a mãe da vítima.

Como não havia problemas anteriores com a então enteada e a filha, a família permitiu que ela saísse com as duas meninas e que elas dormissem na casa dele. Era lá que os abusos aconteciam.

Ivinhema - Secretaria de obras intensifica ações na Gleba Azul e Bairro Triguenã

Cb image default

A prefeitura de Ivinhema através da secretaria de obras e parceria com a secretaria de agricultura, esta intensificando os trabalhos de patrolamentos nas glebas e nos bairros que ainda não tem a malha asfáltica.

Aproveitando o período de estiagem o prefeito Tuta reuniu com a sua equipe de obras e agricultura para estar realizando ações nos bairros e na Glebas..

Cb image default

O secretário de obras Adalberto Frésca relata que esta com duas frete de trabalho, uma no bairro Triguenã e a outra na Gleba Azul.

As ruas do bairro Triguenã, esta sendo todas limpas além de retirada dos areões e entulhos que tem em algumas vias do bairro.

Já na gleba Azul, a equipe esta realizando abertura de caixa secas e levantamento da estrada. Segundo o secretário esta parceria com os proprietários que deixa retirar a cerca para erguer as estradas e fazer as caixa secas, é de grande valia. “Esta parceria sem sombra de duvida vem dando certo, os resultados estão ai, as estradas boas e os produtores contentes”, relata Frésca.

Já prefeito relatou que no final de dezembro 2019 e começo de janeiro 2020, ouve muitas chuva, de acordo com dados obtidos da Defesa Civil, já choveu 390 milímetros no nosso município até o mês de janeiro. “Com este período chuvoso tivemos muito beneficio, mais tudo o que é exagerado causa transtorno e prejuízo também para a população”, por isso estamos trabalhando para melhorar as nossa vias do município que se encontra danificada, disse Tuta.

Defron fecha ''boca de fumo'' que funcionava em bar e prende três em Ivinhema

Cb image default
As drogas eram adquiridas em Dourados e distribuídas por traficantes da cidade de Ivinhema.

Policiais da Defron (Delegacia Especializada de Repreensão aos Crimes de Fronteira) com sede em Dourados, prenderam na tarde da ultima quarta-feira (29), três homens de 18, 24 e 32 anos, na cidade de Ivinhema, acusados de tráfico de drogas. Ação faz parte da “Operação Hórus”, desencadeada desde o ano passado em parceria com os governos do Estado e Federal.

Durante investigações acerca de tráfico de drogas em curso a unidade policial, policiais da Defron obtiveram informações sobre um esquema de comercialização de entorpecentes através de uma conexão entre traficantes da cidade de Dourados e Ivinhema, para distribuição de drogas no município ivinhemense.

De posse das informações, agentes realizaram diligências na cidade de Ivinhema e identificaram um bar que era utilizado como ponto de comercialização de drogas. Nesta quarta-feira, após o monitoramento do local, os policiais realizaram a abordagem dos autores e encontraram diversas porções de maconha e de crack, além de uma balança de precisão e outros petrechos destinados a comercialização dos entorpecentes.

Os três homens envolvidos foram autuados em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e associação ao tráfico e encaminhados a uma das celas da Delegacia de Polícia Civil de Ivinhema, onde permanecem a disposição da Justiça.